Zanco e Senar lançam estratégia para produzir uvas e vinhos no Guaçu

PARA PRODUZIR UVAS E VINHOS NO GUAÇU

O vereador Luís Zanco da Farmácia e a coordenadora regional do Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural), Cristina Borgheti, se reuniram na manhã desta quinta-feira, 14, na sede do Sindicato Rural de Mogi Mirim, para discutir as estratégias para a produção de uvas e vinhos em Mogi Guaçu, atualmente uma das principais culturas agrícolas da Baixa Mogiana.

Este foi o primeiro encontro entre as lideranças para traçar ofensivas e medidas que culminem na sensibilização de produtores e demais participantes da cadeia produtiva da uva e vinho, como os integrantes dos setores de serviço, hotelaria, receptivos, bares, restaurantes, técnicos e o Poder Público.

A cadeia agroindustrial da vini-vitucultura é um filão econômico cada vez mais acessado, que possui investimentos diretos e únicos (por cada propriedade) na cultura agrícola da ordem de R$ 10 milhões cidades como Espírito Santo do Pinhal e Amparo, com valorização de terrenos em mais de 600%, poderá ser incrementada no Guaçu com o fomento do turismo rural.

Bairros rurais como o Itaqui e a Roseira, por exemplo, são alvo das iniciativas de Zanco e do Senar, pois possuem as credenciais para o desenvolvimento do turismo, de receptivos e de produtos que são classificados como de selo Arte, responsivos à ‘denominação de origem’, rastreabilidade e a inspeção sanitária para aqueles de origem animal e vegetal.

Zanco informa que vai agendar uma reunião entre a coordenadora do Senar, Cristina, com o prefeito Rodrigo Falsetti, os secretários do Turismo, Saama e SOM, além de pares da Câmara – sem esquecer de representantes dos produtores e do comércio relacionados à cadeia produtiva do vinho e uva.

O objetivo é o de ainda criar um Arranjo Produtivo Local (APL) que abranja todos os setores concomitantes ao sistema agroindustrial, bem como de serviços relacionados à produção da uva, tanto para sucos, mesa e, em especial, de vinhos.

Cursos, palestras e eventos foram discutidos entre Zanco e a coordenadora do Senar, e serão levados aos demais participantes, principalmente o prefeito Rodrigo Falsetti e potenciais produtores.

De acordo com Zanco, é intenção transformar Mogi Guaçu, pela expressividade da sua economia, em um dos polos regionais da vini-viticultura regional, assim como ocorre com os municípios de Espírito Santo do Pinhal e Amparo.

“Temos todas as condições de isto ocorrer. E as iniciativas convergem para que alcancemos os nossos objetivos”, mencionou o vereador Luís Zanco.