A Campanha de Vacinação Contra Gripe Influenza foi prorrogada novamente, desta vez até o próximo dia 23, agora incluindo pessoas de 55 a 59 anos de idade.
A decisão foi comunicada à Vigilância Epidemiológica de Mogi Guaçu pelo Grupo de Vigilância Epidemiológica (GVE) XXVI, de São João da Boa Vista.
A campanha continua restrita aos grupos prioritários e às inclusões anteriores.
Não há orientação de abrir a vacinação para a população em geral neste momento.
O grupo da faixa etária de 55 a 59 anos foi adicionado porque são pessoas que também têm maior risco de evoluírem para complicações, como pneumonia.
A Secretaria de Saúde de Mogi Guaçu segue decisão da Secretaria Estadual da Saúde de imunizar somente grupos de risco e os incluídos depois do início da campanha.
O motivo é que não há doses suficientes para vacinar toda a população, como anunciou o Ministério da Saúde no dia 2 deste mês.
A Vigilância Epidemiológica tem 700 doses em estoque. O restante abastece as 24 unidades de saúde, onde a vacinação é feita de segunda a sexta-feira, das 8h às 15h30.
A campanha começou no dia 17 de abril e deveria ser encerrada em 26 de maio, mas foi prorrogada até 9 de junho por não atingir a meta de vacinar 90% do público-alvo.
O percentual atingido até o último relatório da cobertura vacinal, datado do dia 8, foi de 70,24% dos grupos prioritários, o que corresponde a 29.487 pessoas, de uma população-alvo de 29.486.