A quarta e última etapa do 1º Campeonato Municipal de Ciclismo de Mogi Guaçu será realizada neste sábado, 26, a partir das 14 horas, na avenida José Rodrigues Netto (Avenida das Torres), no Jardim Vitória.
Serão disputadas quatro categorias – Máster, Júnior, Feminino e Open. A expectativa é que, a exemplo das três edições anteriores, a competição seja disputada por cerca de 70 ciclistas de Mogi Guaçu, Mogi Mirim, Itapira, Limeira, Araras e Poços de Caldas, entre outras cidades.
A prova da categoria Master terá largada às 15 horas e duração total de 40 minutos. As categorias Feminino e Júnior largarão no mesmo horário, mas terão duração de 30 minutos cada. A Open terá largada às 16 horas e duração de uma hora.
Os cinco primeiros colocados de cada categoria na etapa serão premiados com medalhas. Os três primeiros colocados na classificação final do campeonato, na somatória das quatro etapas, serão premiados com troféus.
Na categoria Master, para ciclistas nascidos até 1973, a disputa pelo título está indefinida. A diferença do primeiro para o sexto colocado é de apenas cinco pontos, sendo que o vencedor, em todas as categorias leva seis pontos, o segundo colocado leva quatro pontos, o terceiro leva três pontos, o quarto leva dois pontos e o quinto colocado soma um ponto.
Assim, a categoria Master é liderada até agora por Aerton da Silva, de Limeira, que tem 10 pontos. O segundo colocado é Carlos Eduardo Icassati, de Limeira, com nove pontos. O terceiro é Luís Fernando Basi, de Limeira, com oito pontos.
Leandro Malavazi, de Santa Bárbara D’Oeste, e Ayres Corona Neto, de Araras estão empatados com seis pontos. O critério de desempate é a maior pontuação registrada pelos competidores na última etapa. E Esron Vieira da Silva é o sexto, com cinco pontos ganhos.
A situação na categoria Júnior já está definida. O guaçuano Jones Brandino dos Santos Filho venceu as três etapas anteriores, soma 18 pontos e não poderá mais ser alcançado por Dari Antônio Bueno Neto, de Mogi Mirim, que está em segundo, com 11 pontos.
A briga na categoria será pela segunda terceira colocação, onde Artur Brandino dos Santos, da equipe SET/Verden Bike/Mogi Guaçu, e Guilherme Amaral Bueno, de Campinas, dividem a terceira colocação com cinco pontos. Valdemar Silvério do Nascimento Neto, de Espírito Santo do Pinhal, que ocupa a quinta colocação, com seis pontos ganhos, também pode terminar em terceiro.
Na Feminino a situação também está previamente definida. Sara Maniezo Moysés, de Itapira, somou 18 pontos nas três provas anteriores e não poderá mais ser alcançada. Valdinéia Pereira da Silva, da SET/Verden Bike/Mogi Guaçu, está em segundo, com 11 pontos e também não poderá mais ser alcançada.
No entanto, a briga pela terceira colocação deverá ser intensa entre Vanessa Bruno, de Mogi Mirim, que tem quatro pontos, e Quetlin Félix, de Estiva Gerbi, que tem dois pontos. Ambas podem terminar o campeonato em terceiro, bastando apenas terminar à frente da concorrente.
A categoria Open é outra que ainda não está definida. Jones Brandino dos Santos Filho, da SET/Verden Bike/Mogi Guaçu, lidera com 12 pontos, seguido de perto por Daniel Toledo, de Limeira, que tem nove pontos.
Bruno Bruneli, de Poços de Caldas, e William Ferreira Lima, de Americana, dividem a terceira colocação, ambos com cinco pontos. Felipe Garcia, de Indaiatuba, e Otávio Augusto Rodrigues, de Itapetininga, com quatro pontos cada, também brigam por terminar em melhor colocação.