Depois de uma temporada recheada de emoção, as duplas da Mitsubishi Cup participam da etapa final do rali cross-country de velocidade mais tradicional do Brasil, que será realizada no dia 8 de novembro em Mogi Guaçu (SP). Com seus Pajero TR4 e L200 Triton preparados para competição, pilotos e navegadores enfrentarão muitos desafios. (foto:Tom Tapp).
“A etapa final sempre é uma prova especial para os competidores. A maioria das categorias ainda não definiu os seus campeões e, por isso, veremos disputas ainda mais acirradas durante todo o sábado”, adianta Guilherme Spinelli, diretor da Ralliart Brasil, divisão de alta performance da Mitsubishi Motors.
Com três provas com especial de aproximadamente 35 quilômetros cada uma, a etapa de Mogi Guaçu está recheada de desafios: piso duro e escorregadio, retas de alta velocidade e trechos bastante sinuosos farão do sábado bastante divertido. Além disso, a maior parte das provas será realizada em meio à cana baixa, o que aumenta a visibilidade e a vontade de acelerar.
“Na última etapa do ano, não dá para pensar muito em estratégia. É pisar fundo e se concentrar para não errar”, explica Ricardo Feltre, que disputa o título na categoria L200 Triton ER.
Além dela, as categorias Pajero TR4 R e Pajero TR4 ER Master só conhecerão seus campeões após a última curva da especial. “Ter chances de conquistar o título em uma competição como a Mitsubishi Cup é muito gratificante. Todas as categorias são muito disputadas e todos os competidores dão o seu melhor para levar o troféu para casa”, comenta André Miranda, que está em segundo na classificação geral da categoria Pajero TR4 ER Master.
Lucas Moraes / Kaique Bentivoglio e Fred Macedo / Marcelo Haseyama se tornaram campeões, respectivamente, das categorias L200 Triton RS e Pajero TR4 ER com uma etapa de antecedência. “Vamos participar para ganhar. Claro que vamos nos divertir, como em toda a etapa, mas ninguém participa de um rali como esse sem querer dar o seu melhor”, explica Lucas.
Zona de Espetáculo
Assim como na etapa de Indaiatuba, uma zona de espetáculo será montada em frente ao parque de apoio, onde os convidados poderão torcer por suas duplas preferidas. Com aproximadamente 3,3 km, esse trecho fará parte da especial, porém será cronometrado à parte. Os pilotos mais rápidos na zona de espetáculo, em cada categoria, terão direito a uma premiação exclusiva.
“Os convidados poderão assistir suas duplas contornarem curvas e trechos bastante técnicos. É uma emoção a mais para quem vai torcer pelos competidores”, completa Spinelli.
Próximo a essa área, estará o lounge, projetado para proporcionar momentos de descontração e descanso entre competidores, familiares e amigos.
Novidades 2015
A temporada 2014 da Mitsubishi Cup ainda não acabou, mas a marca dos três diamantes já apresenta as novidades para 2015. O 16º ano do rali cross-country de velocidade mais tradicional do Brasil será marcado por mudanças no regulamento, novidades técnicas e pela estreia de uma nova categoria.
A grande novidade da temporada 2015 da Mitsubishi Cup é o ASX R, novo modelo de alta performance da marca dos três diamantes. Preparado pela Ralliart Brasil e baseado no modelo de rua do ASX, ele será exclusivo da competição, e se juntará às categorias Pajero TR4 ER, Pajero TR4 ER Master, L200 Triton ER e L200 Triton RS.
Outra novidade para a temporada 2015 será a venda de L200 Triton ER para pilotos. Essa medida visa dar mais opções para as equipes privadas e pilotos proprietários. Esse formato permitirá que o piloto e equipe possam usar o modelo da Mitsubishi Cup em outras provas de rali do Brasil, inclusive no Rally dos Sertões, assim como acontece com o Pajero TR4.
Premiação
Os cinco primeiros colocados das categorias Pajero TR4 R, Pajero TR4 ER e Pajero TR4 ER Master recebem, por etapa, prêmios em dinheiro. E os três primeiros das categorias Triton ER e Triton RS recebem troféus.
E para comemorar os 15 anos do campeonato, foi criado o troféu para a melhor dupla da competição em todas as categorias durante toda a temporada. A dupla que conseguir completar todas as provas (sem quebrar, bater ou faltar) e somar o maior número de pontos, independente da categoria, ganhará uma viagem incrível para o Atacama, no Chile, com hospedagem no Explora, um dos mais exclusivos hotéis do mundo.
Além disso, também serão premiados o melhor piloto estreante e, pela primeira vez, o melhor piloto acima de 45 anos.
Sobre o rali
A Mitsubishi Cup é um rali cross-country de velocidade que chega à 15ª temporada em 2014 e conta com cinco categorias: L200 Triton ER, L200 Triton RS, Pajero TR4 ER Master, Pajero TR4 ER e Pajero TR4R. Os competidores correm em busca do menor tempo em um circuito fechado, sempre disputando segundo a segundo, já que o evento conta com as melhores duplas do Brasil.
Os veículos da Mitsubishi Cup são produzidos na fábrica da Mitsubishi, em Catalão (GO), especialmente para o rali, e podem ser adquiridos ou locados de acordo com a categoria. No sistema de locação, chamado de Sit&Drive, os competidores se preocupam apenas em dirigir, sendo que toda preparação dos carros e manutenção é feita por uma equipe especializada da marca dos três diamantes, que proporciona todo o suporte necessário aos competidores antes, durante e depois de cada etapa.
A Mitsubishi Cup tem patrocínio de Mit Financiamentos, Pirelli, Lubrax, Magneti Marelli, Axalta, Clarion, MAPFRE, Transzero, Unirios, Columbia, Artfix , STP e Cerveja Petra.