No último domingo, 30 de março, o Tênis de Mesa Brasileiro mais uma vez mostrou a sua força e encerrou a participação na primeira edição da história dos Jogos Para Sul-Americanos, realizados em Santiago, no Chile, conquistando o Troféu Eficiência. Luiz Felipe Manara, atleta do Clube Mogiano disputou a Classe 8, e foi prata em decisão contra Israel Stroh, em uma reedição da final do Parapan da Costa Rica, no ano passado, com Israel saindo vencedor mais uma vez. Luiz Felipe se destacou também no Torneio de Equipes, que fechou a programação no domingo, no Centro de Alto Rendimento do Estádio Nacional. Junto com Israel Stroh e Paulo Salmin, eles venceram a final contra o Chile e garantiram o título na Classe 8.
O país foi representado por dez atletas e todos voltam para casa com pelo menos uma medalha. No total foram nove de ouro, duas de prata e duas de bronze, números que comprovam a força do nosso esporte no continente.
Outros resultados – No Individual o Brasil garantiu todos os títulos que disputou. Nas Classes 1-2, Guilherme Costa superou na decisão o argentino Fernando Eberhardt, e seu companheiro, Bruno de Paula, ficou com o bronze vencendo o venezuelano Luis Rojas Salazar. Na Classe 7, Paulo Salmin confirmou mais uma vez o favoritismo e agora vive a expectativa de fazer sua estreia na nova categoria em competições na Europa e também no Campeonato Mundial, que será realizado em setembro, na China. Na Classe 9, Eric Higa foi o campeão, assim como Carlos Carbinatti na Classe 10.
No feminino, Joyce Oliveira levou a melhor na junção das Classes 3-5, e Danielle Rauen, que venceu Jennyfer Parinos, a argentina Giselle Munos Rauen e a chilena Francisca Morales sem perder nenhum set conquistou o ouro nas Classes 7-10. Jennyfer ficou com a prata.
Carlos Carbinatti e Erick Higa não deram chances aos colombianos e garantiram o ouro nas Classes 9-10, e na junção das Classes 1-3, Bruno de Paula e Guilherme Costa conseguiram superar o Chile e ficaram com o bronze.
“Os resultados comprovam a excelente participação dos brasileiros. Isso só foi possível graças a um projeto feito pela CBTM para as Paralimpíadas de 2016. Teremos outras competições difíceis pela frente, mas estamos no caminho certo”, explicou o Coordenador Técnico José Ricardo Rizzone.
Os próximos desafios dos brasileiros serão as etapas do Circuito da ITTF na Eslováquia e Eslovênia, e posteriormente o Campeonato Mundial, que será realizado em setembro, na China.
“Essas são as duas competições mais importantes da temporada, fora o Mundial, onde estarão presentes os melhores atletas do mundo e nossa expectativa é a melhor possível”, garantiu o técnico, que aproveitou para agradecer o apoio recebido.
Fonte: CBTM.