Pole position, vitória e melhor volta. O Porsche 911 GT3 R da Stuttgart Motorsport dominou a 3 Horas de Santa Cruz do Sul, quarta etapa do Campeonato Brasileiro de Endurance, e levou a dupla Marcel Visconde/Ricardo Mauricio à terceira vitória seguida na temporada. (fotos:Dudu Leal ).
A vitória de Visconde/Mauricio em Santa Cruz do Sul só não foi de ponta a ponta porque Stuart Turvey conseguiu uma largada surpreendente com o protótipo Scorpion Hayabusa Turbo, pulando do sexto lugar no grid para a liderança na curva inicial.
Na segunda volta, Mauricio ultrapassou o Scorpion e daí em diante o Porsche permaneceu na liderança até a bandeirada.
Mesmo com dois períodos de safety car na primeira hora de prova, o Porsche colocou uma volta de vantagem sobre o então segundo colocado, o MR 18-Honda de Francesco Ventre/Eduardo Dieter. Este carro prometia dificultar as coisas para Visconde/Mauricio no final da prova, mas abandonou devido a um acidente causado por falha mecânica. Com a saída do MR 18-Honda, o adversário mais próximo do Porsche passou a ser o MRX-Nissan de Nilson Ribeiro/José Roberto Ribeiro, que chegou a ficar uma volta atrás dos líderes. Na bandeirada, o Porsche ficou na frente por uma margem de 40 segundos.
“Não esperávamos ter uma corrida tão tranquila aqui em Santa Cruz do Sul. Aconteceram os incidentes normais de qualquer corrida, mas nada que colocasse nosso resultado em risco”, comemorava Visconde. “Estou contente porque nosso carro atual, o 911 GT3 R, nunca havia andado aqui, e tivemos um ótimo desempenho em uma pista que exige muito do conjunto e do piloto. O Ricardo conhece bem este traçado, mas eu só havia corrido em Santa Cruz uma vez, há dez anos, com um Porsche 911 GT3 Cup que era totalmente diferente do carro de hoje.”
Para Ricardo Mauricio, o único momento de dúvida aconteceu nas primeiras voltas, quando uma garoa leve chegou a molhar a pista. “Pensamos em parar e colocar pneus para pista molhada, mas a chuva parou logo e os asfalto começou a secar. Perdemos tempo na última troca de pilotos ao ficar uma volta a mais atrás do safety car. Foi aí que o segundo colocado passou a ficar na mesma volta que nós. Felizmente, isso não comprometeu nossa vitória.”
O resultado da 3 Horas de Santa Cruz do Sul fez Visconde/Mauricio abrirem boa vantagem na liderança do Campeonato Brasileiro de Endurance. Além de vencer, a dupla da Stuttgart Motorsport viu os vice-líderes Franco Pasquale/Tiel Andrade perderem várias posições devido a um problema mecânico que fez o Tubarão IX com motor Ford Turbo parar na pista quando era terceiro colocado. Levado para o box, o Tubarão foi reparado e voltou à corrida. Recebeu a bandeirada em 11º lugar, sétimo entre os carros da categoria GP1.
Os seis primeiros colocados na 3 Horas de Santa Cruz do Sul:
1) 20-Marcel Visconde/Ricardo Mauricio (Porsche 911 GT3 R ‒ categoria GP1), 112 voltas em 3h00:25.278
2) 65-Nilson Ribeiro/José Roberto Ribeiro (MRX-Nissan ‒ GP1), a 40.407
3) 117-Emílio Padron/Fernando Fortes (MR 18-Audi Turbo ‒ GP1), a 2 voltas
4) 71-Daniel Claudino/Ian Ely (MCR-VW Turbo ‒ GP1), a 3 voltas
5) 31-Marcello Sant’Anna/William Freire (Lamborghini Gallardo LP520 ‒ GP1), a 3 voltas
6) 75-Henrique Assunção/Fernando Ohashi (MRX-Cosworth ‒ P2), a 4 voltas
Melhor volta: 20-Marcel Visconde/Ricardo Mauricio (Porsche 911 GT3 R), 1:18.178, média de 162,6 km/h
Pole position: 20-Marcel Visconde/Ricardo Mauricio (Porsche 911 GT3 R), 1:17.049
Sobre a Stuttgart Veículos
A Stuttgart Veículos iniciou suas operações como concessionária autorizada Porsche. Entre outubro de 1997 e junho de 2015, a empresa foi importadora oficial da marca alemã no Brasil. Nesse período, a Porsche aumentou significativamente sua presença no País. Desde 2015, a marca é representada pela Porsche Brasil, uma joint venture entre a Porsche AG e a Stuttgart Veículos. Atualmente, a Stuttgart Veículos opera sete concessionárias em São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba, Porto Alegre, Recife, Florianópolis e Campinas.