Serie sobre abelhas sem ferrão

IMG_0318

Serie sobre abelhas sem ferrão.Serie escrita pelo grande especialista e criador das abelhas sem ferrão Marcelo dos Santos Silva também presidente da AMA MOGIANA atuante na região.

IMG_0275

O que são abelhas?

Além de serem animais do reino dos insetos as abelhas ocupam todo mundo. São mais de 25.000 espécies, ocupando quase todos os continentes conhecidos com exceção das terras frias dos polos.

Em todos continentes, existem muitos tipos de abelhas: amarelas, verdes,azuis, laranjas, pretas, listradas, com e sem ferrão, etc. Podem ser pequenas como mosquitinhos, ou grandes como os besouros. Algumas têm ferrão e outras não. Umas vivem sozinhas, outras em grupos e outras em sociedades muito bem organizadas como as nossas.

IMG_0280

O que são abelhas SEM FERRÃO?

São as verdadeiras abelhas 100% Brasileiras, existem mais de 300 espécies que são criadas pelos povos brasileiros nativos há mais de 5.000 anos que se têm registros muito antes dos portugueses chegarem aqui elas já eram criadas racionalmente de forma domestica pelos índios, com a morte de 100% das tribos nos dias atuais com tomada das áreas indígenas este e outros importantes conhecimentos tradicionais foram se perdendo ao longo dos anos.

IMG_0242

Existem também abelhas com Ferrão aquelas comuns nos filmes e livros não são brasileiras elas são de origem europeia e africana e foram trazidas por volta de 1840 abelhas europeias pela maior produção de mel por colônia e grande fabricação de cera para velas, mas na década de 1950 foram introduzidas as africanas muito defensivas.

IMG_6509

Abelhas SEM FERRÃO Brasileiras são únicos animais domesticados que não estão presos ou em cativeiro, pois mesmo estando em uma colmeia em seu quintal elas vivem independentes e livres na natureza e no meio ambiente, sem depender de ninguém e sem precisar ser alimentadas, nem mesmo agua e necessário, pois elas se viram sozinhas.

IMG_6557As abelhas sem ferrão fazem um mel diferenciado e muito mais saboroso que tem um sabor inigualável muito característico que muda de espécie para espécie muito raro no mercado e custa 10 vezes mais caro que um mel comum de abelhas africanizadas ou europeias.

Seu principal produto e a POLINIZAÇÃO onde em muitas das espécies vegetais nativas são as únicas que elas fazem a polinização.

Podem ser criadas por Lazer, Animal de estimação, preservação, compensação ambiental, aumento da produção de frutos e alimentos, aluguem de colônias, produção de mel consumo proprio e por inúmeras outras formas de renda com produção de Mel, própolis, polen, cera, etc…

Para que servem as abelhas além do mel, própolis e cera?

As abelhas desempenham um importante papel nas nossas vidas e das plantas, elas fazem até 90% da POLINIZAÇÃO (SEXO das plantas) onde são geradas sementes férteis e se garante a variabilidade genética dos alimentos, plantas, arvores, frutas e afins.

Isto porque como as plantas não se locomovem, não podendo cruzar como fazem os animais, na maioria das vezes, são as abelhas que fazem com que elas possam juntar a parte masculina POLEN equivalentes ao espermatozoide na parte feminina da planta equivalente ao ovulo onde e gerado novos filhos (semente).

Isto é feito quando uma abelha fica impregnada de grãos de pólen visitando uma flor, os transfere podendo ser pólen da mesma planta ou de outra planta da mesma espécie.

Chamamos este processo de polinização e as abelhas de polinizadoras. Estes grãos de pólen então vão fecundar esta flor, gerando um novo fruto, dentro do qual haverá sementes para continuar a vida dos pais.

Cerca de 70% das plantas produzem frutos com sementes férteis graças às abelhas. As 30% restantes dependem de pássaros como os beija-flores e papagaios, insetos como mariposas e besouros, mamíferos como os morcegos, do vento, etc.

Sem as abelhas, a grande maioria das plantas não se manteria no planeta Terra.

 

Como iniciei na criação das abelhas em ferrão:

Meu avo era nordestino sempre contava as historias de seu pai e seus avos que eram índios por volta de 1800 o pai de meu avo aprendeu a criar abelhas sem ferrão ainda na comunidade indígena em Pernambuco região de (Garanhuns). O pai dele meu tataravô já criava em cabaça (moringa), meu avo Joaquim faleceu em 2002 com 98 anos criado com leite de cabra, farinha de mandioca, água de coco e mel de abelha indígena (nativa).

Ele contava que ainda jovem foi para o Paraná por volta de 1920 ajudar a desmatar e abrir o Paraná no machado naquela época 192.. quando chegou ao Paraná tinha mais índio que nos civilizados ditos gente moderna, no Paraná ele conseguiu com os índios as primeiras cabaças que rocou com machado velho, pois naquela época de Pernambuco ao Paraná era 4 a 6 meses de viajem parte a pé parte na mula ou jerico.

Como cresci sempre próximo desta tradição de mais de 5.000 anos dos meus antepassados isso me estimula e tenho esta paixão e vontade de continuar a tradição de meus antepassados e passar isso para as gerações futuras, visto que na natureza logo não haverá mais abelhas, por conta de monoculturas, derrubadas de matas, aplicação de agrotóxicos que dizima todo tipo de inseto inclusive abelhas nativas.

Hoje sou pesquisador, historiador, palestrante, extensionistas, divulgador e criador de abelhas sem ferrão.

Nos próximos capítulos desta serie estaremos explicando em mais detalhes sobre as ABELHAS SEM FERRÃO e detalhando as espécies mais comuns que podem ser criadas em casas, apartamentos, chácaras, sítios e todos locais onde se tenha flores nos arredores.

Marcelo dos Santos Silva

Presidente da AMA Mogiana

Mogi mirim – SP