O cirurgião torácico Guilherme Dalle Vedove Barbosa realizou um procedimento inédito na região, com grande sucesso, na Santa Casa de Mogi Guaçu. No início de junho, ele conduziu a primeira lobectomia pulmonar por videotoracoscopia, técnica que vem aperfeiçoando há um tempo.
Este é um procedimento utilizado para tratamento de câncer de pulmão e outras doenças infecciosas pulmonares. O cirurgião comentou que a lobectomia consiste na “retirada de parte do pulmão que contem um tumor, com o auxílio de pinças e grampeadores, inseridos através de três microincisões feitas no tórax do paciente, com ampla margem de segurança”.
As principais vantagens desta cirurgia, de acordo com o médico são a redução de trauma cirúrgico, da quantidade de drogas anestésicas administradas, de riscos de infecção e de tempo de permanência do paciente no hospital. Guilherme comentou que o procedimento foi realizado na Santa Casa com recursos cirúrgicos habituais.
Em uma cirurgia convencional para este tratamento, a incisão torácica pode atingir 15 centímetros, o paciente fica no mínimo dois dias na UTI (Unidade de Tratamento Intensivo) e o período de recuperação no quarto é em média de sete dias. Na lobectomia por video, o paciente sai da UTI no dia seguinte ao procedimento e recebe alta três dias depois.
“Para mim foi uma realização pessoal trazer para minha cidade e para o hospital em que meu filho nasceu, uma cirurgia moderna, utilizando tecnologia de ponta”, revelou o Guilherme, complementando “fico muito feliz de Mogi Guaçu fazer parte da vanguarda e modernidade de tudo que a tecnologia da Medicina pode oferecer”.