Aconselhamento em amamentação foi o foco do 2.o Encontro de Aleitamento Materno promovido pela Santa Casa de Mogi Guaçu, realizado no último dia 26 de agosto. O tema foi abordado pela enfermeira Antonieta Keiko Kakuda Shimo, professora doutora da Unicamp. O evento aconteceu no auditório da Acimg (Associação Comercial e Industrial de Mogi Guaçu), na tarde da última segunda-feira.
A palestrante ressaltou alguns tópicos sobre a importância da amamentação, tanto para a mãe como para o bebê, mas centrou sua apresentação na postura do profissional de saúde diante da mãe que acabou de ter seu filho. Ela reforçou a importância do profissional “ter um olhar atento aos aspectos emocionais, auxiliar a mãe a superar medos e inseguranças e a reconhecer a mulher como protagonista no processo de amamentar”.
A enfermeira também relacionou algumas sensações e sentimentos que afloram na mulher no período pós-parto, como a emoção, imagem corporal, alivio, falta de amor, desconforto físico, fadiga. Lembrando que os profissionais de saúde têm que perceber que as “mães querem neste momento é suporte e apoio ativo, inclusive emocional”.
A abertura do encontro foi feita pela enfermeira Elaine Aparecida de Almeida, responsável pela Enfermagem Obstétrica da Santa Casa e a organização ficou a cargo da enfermeira Marisete Pietro Martins, que coordena o Projeto de Educação Continuada do hospital. O evento contou com a presença do provedor da Santa Casa, Benedito Darcádia, do diretor clínico, Dr. Guilherme Dalle Vedove Barbosa e do administrador, José Carlos de Carvalho.
Carla Machado
Assessoria de Comunicação
Santa Casa de Mogi Guaçu