Para coibir o excesso de velocidade e evitar acidentes, a Secretaria de Obras e Viação está instalando um radar na Avenida Presidente John Kennedy, a 20 metros do cruzamento com a Avenida Paulista, no Jardim Centenário.
O dispositivo começou a ser instalado nesta terça-feira, dia 21, pela Serget, empresa que instala e faz a manutenção de radares para a Prefeitura. O custo de instalação está dentro do contrato de R$ 51 mil mensais.
Incluindo a implantação de sensores de solo, como os da Avenida dos Trabalhadores e da Rua XV de Novembro, a instalação deve ser concluída na próxima semana.
O radar limitará a velocidade máxima naquele trecho da John Kennedy a 50 quilômetros por hora, 10 a menos que o limite atua.
As multas só começarão a ser aplicadas e processadas depois que o Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia) emitir o laudo de aferição do dispositivo, o que deve ocorrer dentro de 15 a 20 dias.
O período para adaptação e educação dos condutores de veículos, antes de ser iniciada a fiscalização, será de uma semana. A secretaria divulgará com três dias de antecedência quando for começar a aplicar e a processar multas.
A instalação do radar está prevista em estudos feitos nos últimos meses e tem como objetivo evitar a repetição de acidentes de trânsito com graves consequência em frente do Cartório Eleitoral.
Para aumentar a visibilidade, será proibido estacionar nos dois lados da John Kennedy entre o radar e a esquina com a Avenida Paulista.
Paralela à Avenida John Kennedy, a Rua Rio Grande do Sul também terá radar futuramente e proibição de estacionamento próximo do cruzamento com a Paulista.