A FEAG (Federação das Entidades Assistenciais Guaçuana) realizou no último sábado, 24 de maio, em sua sede, um curso de capacitação em construção de Projeto Político Pedagógico. Voltado para profissionais de escolas das redes estaduais e municipais, instituições, psicólogos, educadores sociais, esse curso foi realizado pela palestrante Solange Moraes Barreto Borges, Gestora Cultural da ONG Trilhas da Serra, do Núcleo Educação, Cultura e Cidadania de Serra Negra e contou com 17 pessoas.
Solange explica que o propósito desse curso é que os participantes possam vivenciar experiências positivas da instituição e também levar conhecimentos para a construção dos seus próprios projetos pedagógicos para que possa ser colocado em prática no futuro. “Passamos um pouco da história da educação no Brasil, depois falamos um pouco da pesquisa quanto aos instrumentos de pedagogia para o aprendizado dos jovens e mostramos também um pouco dos projetos de sucesso de nossa instituição da ONG Trilhas da Serra”, explica Solange.
Ainda segundo Solange, a ideia do curso é estimular essa troca de informações. “Levantaremos alguns pontos principais, para que depois, eles possam aprender a construir um projeto em cima dessas carências, que já está sendo realizado em cada instituição”.
Regiane Rodrigues do Patrocínio, educadora do Instituto Cia do Pallet’s, de Mogi Guaçu, disse que a participação nesse curso é de fundamental importância no projeto que ela vem desenvolvendo na empresa a qual trabalha. “Como o projeto em que estou trabalhando é novo, então é importante participar de um curso como esse para nos orientar e ter acesso a esse tipo de informação até por conta do movimento que nós vamos viver nos próximos meses. Estou achando muito bom esse evento. Já tive a oportunidade num outro momento de fazer um curso com a Solange e ela é ótima, tem um conhecimento gigante e o conteúdo passado aqui para a gente é muito importante para quem está lidando com educação. A FEAG sempre tem esses cursos, já participei em outras ocasiões e é ótimo. E são poucos lugares que oferecem esses tipos de formação, principalmente para nós educadores. Sem dúvida, uma ótima inciativa”, finaliza Regiane.
Vale lembrar que esse curso terá continuidade no dia 31 de maio, na sede da FEAG e todos os participantes serão contemplados com certificado.