A nadadora Poliana Okimoto conquistou pela primeira vez a premiação como melhor atleta brasileira do ano. A paulista de 30 anos ganhou três medalhas no Mundial de Barcelona, em agosto passado: ouro nos 10 km, distância olímpica, prata nos 5 km e bronze por equipes. Poliana é casada com o mogimiriano Ricardo Cintra, que é também seu treinador. Ambos já treinaram na piscina do Clube Mogiano.
A premiação foi realizada pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB) na noite desta terça-feira, em São Paulo.
No masculino, o escolhido foi Jorginho Zarif, que, aos 21 anos, se tornou o mais jovem campeão mundial de vela, em agosto passado, ganhou o Prêmio Brasil Olímpico como melhor atleta do Brasil entre os homens.
Arthur Zanetti (ginástica), Cesar Cielo (natação) e Jorge Zarif (vela), no masculino, Rafaela Silva (judô), Poliana Okimoto (maratona aquática) e Yane Marques (pentatlo moderno), no feminino, foram os indicados ao Prêmio Brasil Olímpico de 2013.
A votação para a escolha dos melhores do ano aconteceu através do site do COB, após votos de um júri composto por jornalistas, dirigentes, ex-atletas e personalidades do esporte (com peso de 50% na eleição final).
Pelo segundo ano consecutivo, o COB também premiou Marcos Goto, da ginástica artística e José Roberto Guimarães, do vôlei, como os melhores técnicos do ano.
O treinador do campeão olímpico e mundial Arthur Zanetti e o técnico da seleção feminina de vôlei já tinham recebido o prêmio em 2012, respectivamente, como melhor dos esportes individuais e coletivos.
Além da entrega dos prêmios ao melhores do ano, anunciados nesta noite, o COB entregou troféus aos melhores em cada uma das 43 modalidades olímpicas.
A cerimônia que aconteceu no Teatro Bradesco, na capital paulista, celebrou as 26 medalhas do Brasil em campeonatos mundiais ou competições equivalentes neste ano.
Em sua 15ª edição, a principal festa do esporte brasileiro homenageou ainda o velejador Torben Grael (cinco vezes medalhista olímpico), atletas dos Jogos Escolares e o cinquentenário dos Jogos Pan-Americanos de São Paulo, em 1963.