Tudo são flores na Expoflora, evento realizado em Holambra. Com o tema Flores, Contos e Lendas, a exposição de arranjos florais desperta o imaginário infantil e proporciona momentos de muita beleza, emoção e diversão aos visitantes que chegam de todas as partes do Brasil.Os personagens das lendas e contos de todo o mundo invadem o recinto da Expoflora, a partir de 30 de agosto. (Fotos:Oleuton M.Souza).Enquanto a Cinderela, João e Maria, Chapeuzinho Vermelho, Rapunzel e a Branca de Neves recepcionam os visitantes na maior exposição de flores e plantas ornamentais da América Latina, a Bela e a Fera, Shrek e Fiona e a Cuca, a Emília e o Visconde de Sabugosa divertem os turistas nos 250 mil metros quadrados do parque que abriga o evento, em Holambra, antiga colônia holandesa do interior de São Paulo. Eles passeiam pelo recinto, junto com os Tulipos e a Banda Ipê, para fotos e entretenimento dos visitantes.
A Expoflora acontece de 30 de agosto a 29 de setembro, de sexta-feira a domingo, das 9h às 19h. Os patrocínios são da Ypê, Banco do Brasil e Cervejaria Kremer e os apoios da Ultragaz e Prefeitura Municipal de Holambra. São esperados 300 mil visitantes nos 15 dias do evento. Informações pelo telefone (19) 3802-1421.
A música estará presente, ainda, no happy hour, todos os sábados, das 17h às 19h, na praça da alimentação do Palco das Rosas, animado pela Banda Me Gusta (Eu gosto, em espanhol), que apresenta ritmos variados de composições nacionais e internacionais, além de canções próprias, entre elas o hit “Que voa leve”, sucesso nas redes sociais.
Carros alegóricos
Os três carros alegóricos da Parada das Flores, decorados pela desinger Stans Scheltinga, buscam o imaginário infantil com fadas, a Branca de Neves e os Sete Anões e o Rei Leão. Todos os dias do evento, pontualmente às 16h, o desfile conduz os visitantes até o local onde, às 16h30, é realizada a Chuva de Pétalas.
São aproximadamente 150 quilos de rosas, despetaladas uma a uma para proporcionar um emocionante espetáculo. Diz a tradição que quem consegue pegar uma pétala ainda no ar, antes que ela toque o chão, tem o seu desejo realizado.
Aos sábados e domingos, das 12h45 as 14h15, as designers florais da Escola Itinerante de Formação de Floristas Leo Mendes e Tânia Santos farão demonstrações de como produzir pequenos arranjos para presentear os amigos ou decorar a casa e darão dicas de como cuidar de flores e plantas. A idéia é interagir com o público ao explicar como limpar e conservar rosas recebidas em um buquê ou o que fazer para que as violetas ou orquídeas durem mais. Com descontração e humor as designers convidarão o público a participar da apresentação, sempre muita interativa.
Muito mais flores
Próximo ao local da Chuva de Pétalas um imenso dragão, de dois metros de altura e três de comprimento, protege seu tesouro verde, formado por muitas bromélias e begônias, acondicionadas no antigo Fusca. Trata-se de uma alusão à lenda Joris en de Draak (Joris e o Dragão), na qual o cavaleiro defende o reino holandês do perigoso animal. Criado pelo designer Everson Rocha, de São Paulo, o dragão ecológico, feito de jornal e folhas de revistas cobertos por cola, fita crepe e resina, é fixado por uma estrutura de ferro para suportar os seus 50 quilos. O acabamento é feito com tinta sintética automobilística.
As alamedas e os jardins estão ainda mais encantadores. A Fonte das Orquídeas recebeu 2.400 flores de diferentes espécies, sendo metade delas de bromélias. Essa fonte fica na Alameda do Beijo, por onde passa a Parada das Flores, inteira ladeada por jardineiras nas quais foram plantados 700 vasos de impatiens, de um total de três mil dessa colorida flor que aparece, também na Mostra de paisagismo e jardinagem, na entrada do Shopping das Flores, na Praça Central e na Fonte Estrela.
Os vasos suspensos nas luminárias comportam 1.300 petúnias, que também estão presentes na rodada saia da Fada das Flores que protege o jardim. Os canteiros dessa praça, bem em frente à Sala de Imprensa, receberam as charmosas e roxinhas barlérias absolutas, as pentas lancelotas (show de estrelas) visitadas por beija-flores e borboletas, e muitos clorofitos (gravatinhas), sempre tão ornamentais graças às suas folhas achatadas com faixas brancas e amarelas.
Na Alameda Mauricio de Nassau, são os 1.200 vasos de begônias vermelhas que colorem os canteiros das árvores. A espécie plantada é a Dragon, que suporta firme o sol e caracteriza-se por fornecer muitas flores quando plantadas em canteiros ou no chão. A Torre da Rapunzel, na entrada do Shopping Vermelho, tem 3,20 metros de altura e também tem suas floreiras decoradas com petúnias.
Shopping das Flores
Local exclusivo de compras, o Shopping das Flores é um cenário inesquecível. Numa área de 3.300 metros quadrados estão à disposição para serem levadas para casa cerca de 200 espécies e mais de 2 mil variedades cultivadas por de cerca de 400 produtores que as comercializam por meio da Cooperativa Veiling de Holambra. A expectativa de vendas em 2013 é de aproximadamente 100 mil unidades.
Serviço:
32ª Expoflora
Data: de 30 de agosto a 29 de setembro, de sexta-feira a domingo
Horário: das 9h às 19h
Localização: Holambra, SP 340, rodovia Campinas-Mogi Mirim, saída 140.
Ingressos: R$ 32 na bilheteria
Informações para o público: (19) 3802-1421 e expoflora@expoflora.com.br