Mobilizando mais de 50 servidores municipais de vários órgãos, o mutirão de recuperação de áreas públicas começou na manhã desta sexta-feira pela Avenida Mogi Mirim, a partir da divisa.
O prefeito Walter Caveanha esteve acompanhando o início dos trabalhos antes das 8h00. Depois, seguiu para Espírito Santo do Pinhal, onde foi presidir a última reunião do ano do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Mogi Guaçu.
Durante o mutirão, que se repetirá neste sábado, as funções são distribuídas por grupo de servidores, para que as atividades sejam realizadas continuamente.
Assim, após a limpeza e remoção de material do meio fio da avenida, as guias já recebem pintura. Placas de trânsito também recebem demão de tinta. Caminhões recolhem galhos e sujeira em geral acumulada no canteiro central e na lateral da avenida.
O hidrojato instalado em um caminhão do Samae (Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgotos) está sendo empregado para promover a desobstrução de caixas de coleta da rede de galerias de águas pluviais, as conhecidas ‘bocas de lobo’.
Para a realização dos serviços, que se estenderam em direção à Avenida dos Trabalhadores e por esta prosseguem, foi necessário limitar a faixa de tráfego para os veículos, visando oferecer segurança aos servidores.
Essa providência, além do uso de cones de sinalização, também foi executada por Guardas Civis Municipais ocupando motos.
Na entrada da ponte de ferro da Avenida dos Trabalhadores, agentes de trânsito coordenaram o fluxo de veículos durante os trabalhos de corte do capim nas duas rotatórias e nas laterais da via.
Alternadamente, o tráfego foi liberado para veículos procedentes da Vila Paraíso e da Avenida dos Trabalhadores. A medida causou alguma lentidão no trânsito.
Nesta sexta-feira, os trabalhos do mutirão ficaram limitados ao horário das 7h30 às 12h00, uma vez que, por praxe, os servidores são liberados para o recebimento dos salários, que estão sendo creditados neste dia.
Os serviços deverão ter continuidade neste sábado até 14h00. O mutirão é um projeto contínuo e deverá ser realizado sempre às sextas-feiras e sábados. A meta é agilizar a recuperação de áreas públicas.
EQUIPE
Estão engajados no mutirão os seguintes órgãos: secretarias de Serviços Municipais, de Obras e Viação, de Agricultura e Meio Ambiente, Samae, Proguaçu e Administração Regional de Martinho Prado.
Em termos de arsenal, estão sendo utilizados caminhões, pá carregadeira, roçadeiras manuais, roçadeiras acopladas a tratores, picapes, motosserras, entre outros materiais e equipamentos.