Mirlene Picin, atleta do Clube Mogiano, marcou seu nome na história do esporte brasileiro. Ela sagrou-se vencedora da inédita Mizuno Uphill Marathon, primeira maratona em subida do Brasil, realizada no último sábado, 30 de novembro, na Serra do Rio do Rastro, em Santa Catarina. Todos os 50 atletas selecionados para encarar a temida subida da serra completaram o percurso de 42 quilômetros em ascensão.
Mirlene Picin e Marina Richwin, a segunda colocada, travaram um duelo acirrado em grande parte das 256 curvas do percurso. Era comum a troca de posições, mas Mirlene levou a melhor e cruzou a linha de chegada na primeira posição. “Tenho me dedicado muito nos últimos quatro anos e o resultado apareceu hoje, logo na minha primeira maratona”, comemora Mirlene, que concilia os treinos no asfalto com a profissão de publicitária e também participa de provas de esqui alpino. Eloiza Testolin foi a terceira colocada na categoria feminina.
A vitória da corredora de Mogi Mirim foi suada, já que teve que buscar uma adversária de respeito. Marina Richwin, de apenas 25 anos (a mais jovem entre os 50 escolhidos), saiu líder e se manteve na frente até pelo menos os 30 km, mas não conseguiu segurar o embalo da rainha da serra.
Selecionados pela Mizuno, 17 mulheres e 33 homens largaram às 7h da manhã na fria e chuvosa praça central de Treviso, uma das três cidades em que o pelotão de corredores passou.
Durante o trajeto, os participantes receberam o apoio dos moradores de Treviso, Lauro Müller e Bom Jardim da Serra, cidades que compuseram o trajeto da prova.