Uma das profissões que ainda tem um grande respeito de toda a população é a de farmacêutico que é um dos profissionais mais fica bem próximo da pacientes que estão a procura de uma orientação sobre determinado remédio. Tanto na iniciativa privada como publica a presença do farmacêutico é essencial.O portalguaçuano conversou com dois brilhantes farmacêuticos que prestam relevantes serviços a nossa comunidade.O farmacêutico Julio César Franco e a farmacêutica Daniela Porcelli Pellisser,que responderam as perguntas formuladas pelo portalguaçuano e deram algumas orientações a nossa população. Redação – Qual a importância do farmacêutico na saúde publica?
R: A importância do farmacêutico na saúde publica se dividem entre as ações técnico – gerenciais e as ações técnico – assistenciais. As ações técnico gerenciais constituem em atividades desde o processo gerencial da Assistência Farmacêutica voltada para logística do medicamento ao suporte a prescrição e a dispensação. As ações técnico assistências visam o cuidado ao usuário, considerando o uso racional dos medicamentos contribuindo para efetividade no tratamento, promovendo melhores condições de saúde e qualidade de vida a população.
2- Qual a orientação para as pessoas que se automedicam?
R: A automedicação é a administração de medicamentos sem orientação ou prescrição media, esse habito pode provocar danos de saúde ou mascarar sintomas de doenças mais graves, no Brasil a cada ano aumenta o numero de mortes causadas por intoxicação de medicamentos. As pessoas precisam se conscientizar quanto ao perigo dos efeitos adversos que certos medicamentos podem causar e que o farmacêutico é o profissional que conhece os aspectos dos medicamentos, portanto ele pode dar informações e orientações privilegiadas as pessoas que o procuram na farmácia.
3- Qual é a real função do farmacêutico na vida da população?
R: A função do farmacêutico constitui a ponte que resulta na segurança e na saúde da população, é a ela entre o medico e o paciente na hora do tratamento, com o objetivo de alcançar resultados terapêuticos satisfatórios, e melhorar na qualidade de vida da população, sempre orientando, educando, cuidando, considerando o indivíduo com ser único.
4- Farmacêutico pode orientar na prescrição?
R: Por todo o exposto, cabe ao medico o dever de prescrever as formulas, sendo de responsabilidade do farmacêutico a sua manipulação e dispensação direta ao usuário, com orientações para seu uso seguro e racional. Entretanto, quando a formula não necessitar de prescrição medica, incumbir-se ao farmacêutico prescrever os medicamentos sob a legislação correlacionada ao assunto.