MARCOS CUNHA “CONTA” HISTÓRIAS NO CENTRO CULTURAL DURANTE TODA SEMANA DA PÁTRIA

DSC_0169

“Contação de História” é uma das atrações da programação da Semana da Pátria em Mogi Guaçu e acontece diariamente, até domingo, dia 7, às 10h e às 14h, na 1ª Feira de Livros, que se realiza no Centro Cultural esta semana.

Quem conta as histórias é Marcos Cunha, servidor municipal com 20 anos de carreira, que trabalhava como porteiro na escola do CAIC (Centro de Atenção Integral à Criança e ao Adolescente), no Jardim Santa Terezinha II, e se formou em Pedagogia em 2013.

Depois de se formar, ele foi colocado à disposição da Biblioteca Municipal “João XXIII” e desenvolveu o projeto “Contação de História” junto com a coordenadora Regina Célia Paulino Gondin da Silva , e a bibliotecária Nínive Adriele Castiglioni,  em  outubro de 2013.

Desde então, Marcos Cunha apresentou “Contação de História” a mais de 3 mil alunos das Escolas Municipais de Educação Infantil. As maiores audiências são de maio e junho, quando contou histórias para cerca de 1.200 crianças, e de agosto até agora, para mais 1.300.

Para atrair e prender a atenção das plateias, o pedagogo, que também é interlocutor de Libras, a linguagem de sinais para comunicação com deficientes auditivos, vale-se de performance quase teatral, com caracterização visual e munido dos livros de onde conta as histórias.

Sua especialização em Libras é mais um recurso que utiliza em cena, traduzindo em sinais as letras de canções infantis que acompanham alguns livros. Como resultado, a interação com o público é mais dinâmica e espontânea.