Como jogador da Seleção Brasileira de Basquete para atletas com 45 anos e acima, o técnico desportivo e coordenador de eventos da Secretaria de Esportes e Turismo, Antônio Donizeti Barbieri dos Santos, o Kalango, conquistou o título da modalidade nas 19ª Macabíadas.
O evento foi disputado de 17 a 30 de julho em Israel, reuniu sete mil atletas dos cinco continentes e envolveu dezenas de modalidades esportivas. O Brasil participou com 500 atletas, em diversas modalidades e categorias.
A seleção de basquete chegou ao título depois de bater os Estados Unidos na semifinal por diferença de seis pontos e ao vencer a Rússia na final por diferença de sete pontos. A equipe brasileira disputou seis partidas.
Para Kalango, tão importante quanto ter conquistado o título foi o fato de a participação nas Macabíadas ter permitido viajado para Israel. Mas este não é o primeiro título e nem a primeira viagem internacional do jogador guaçuano.
Ele já jogou profissionalmente no Botafogo do Rio, Campinas e São João da Boa Vista e tem em seu currículo, já como veterano, a conquista de três campeonatos mundiais (em Orlando, Porto Rico e Brasil) e três Pan-americanos (Uruguai, Chile e Brasil).
Na conquista nas Macabíadas, Kalango integrou um time composto por jogadores que já foram atletas da Seleção Brasileira de Basquete principal, como Gerson, Nilo e Israel, entre outros nomes muito conhecidos.
De acordo com o guaçuano, grande parte dos jogadores que foi a Israelparticipou com ele das conquistas anteriores.
A Macabíadas é um evento multiesportivo, disputado de quatro em quatro anos, tal como os Jogos Olímpicos. É um dos cinco maiores eventos esportivos do mundo.
O primeiro ministro israelense Benjamin Netanyahu participou do evento de abertura, que teve 30 mil pessoas. O ex-jogador Zico foi o convidado de honra da delegação brasileira.