O Setor de Combate à Dengue da Vigilância Epidemiológica da Secretaria da Saúde de Mogi Guaçu vai realizar nesta quarta-feira, dia 29, nebulização contra a dengue em parte do Jardim Hedy.
Todos os moradores das ruas que serão nebulizadas estão sendo avisados da ação e das medidas que devem adotar no dia. Ao ato foi definido depois que foram confirmados os dois primeiros casos positivos da doença este ano.
Logo após conhecer o resultado dos exames a Vigilância Epidemiológica fez bloqueios no bairro para a eliminação de criadouros e busca ativa à procura por outras pessoas com sintomas da doença.
Muitas casas foram encontradas fechadas durante a semana, em virtude de as pessoas estarem trabalhando. Por isso, no último sábado, dia 25, uma equipe voltou ao bairro e visitou os locais encontrados fechados anteriormente.
Até agora foram feitas 12 notificações da doença. Como o exame é feito depois de sete dias e demora de sete a 10 dias para o retorno dos resultados, os dois pacientes que contraíram a doença já estão recuperados.
Como os casos notificados até agora alcançam todas as regiões da cidade, a recomendação é de que quem esteja com os sintomas da doença – febre alta, dor de cabeça e dor no corpo, entre outros – procure o serviço médico de seu bairro.
O período do calor acelera a proliferação das larvas do mosquito transmissor da dengue, o Aeds aegypti, favorecendo o aparecimento de novos casos.
Por isso, a população deve evitar vasos com água, pneus velhos e garrafas com a boca pra cima. Recipientes que acumulam água devem ser virados com a boca para baixo. As calhas das casas devem ser limpas.
No ano passado foram registradas 794 notificações e 307 casos confirmados. Destes, 253 foram contraídos no próprio município e 54 em outras localidades.