Nessa época do ano, são frequêntes as queimadas e grande o número de ocorrências para o Corpo de Bombeiros. Os incêndios em vegetação causam graves danos e podem causar a morte de pessoas, pois podem atingir, não somente os pastos, as lavouras, as áreas de preservação, os afluentes, os animais; mas também casas, armazéns, instalações rurais, industrias e outros.
As principais causas desse tipo de incêndio são: queima de pastos secos para rebrota; queima de mato seco para limpeza do terreno; queima de lixo; atos de vandalísmo; crianças ao brincar com fogo; fogueiras; balões.
As principais consequências são: poluição, efeito estufa e demais impactos ambientais negativos; problemas de saúde diversos, destacando os respiratórios; morte de animais e plantas; degradação e erosão do solo; assoreamento de córregos e rios.
Em nossa região, enfrentamos nos anos anteriores, grandes incêndios em áreas de plantação de “pinos” e “mato seco”, muitos por ações de vandalísmo e outros por desconhecimento dos perigos e das consequências de tais atos.
No intuito de minimizarmos os casos de incêndios em vegetações, o “fogo em mato” como é mais conhecido, em nossa região, o Corpo de Bombeiros ORIENTA:
- Não ateie fogo para limpar seu terreno, utilize o corte e a retirada do mato.
- Não ateie fogo em mato seco.
- Não queime o lixo! Junte e retire sem utilização do fogo.
- Não ateie fogo com finalidade de vingança ou vandalísmo, pois as consequências atingem a todos os seres vivos e ao meio ambiente.
- Nunca deixe crianças brincarem com fogo.
- Você criança, nunca brinque com fogo. É extremamente perigoso!
- Não acenda fogueiras próximo a vegetações secas.
- Não jogue bitucas de cigarro em mato seco.
- Não solte balões. Soltar balão é crime! (Código Florestal – Artigo 26)
- Não cause incêndios. Causar Incêndio é crime! (Código Penal – Artigo 250)
- Denunciem, aos órgãos policiais, infratores que estejam ateando fogo em mato ou vegetação.
- Contribua com o Meio Ambiente e Salve vidas!
Em caso de emergência ligue 193
Corpo de Bombeiros de Mogi-Guaçu
“A nossa missão é proteger a vida, o meio ambiente e o patrimônio”
1ºTenente Vinicius Zampolo – Comandante do Posto de Bombeiros de Mogi-Guaçu