Em operação realizada na tarde desta quarta-feira, dia 18, quatro imóveis foram vistoriados por equipe composta por servidores das secretarias de Saúde e de Serviços Municipais. Foram requisitados os serviços de um chaveiro para possibilitar o acesso ao interior das moradias.
O secretário Osvaldo Ozório, da SSM, comandou a operação, munido da liminar concedida pelo juiz da Segunda Vara Cível da Comarca, Sérgio Augusto Fochesato, que permite o acesso a imóveis fechados e desabitados.
O objetivo é verificar a existência de objetos ou situações que facilitem a proliferação do Aedes aegypti, transmissor da dengue. Um dos imóveis, uma casa há muito desocupada no bairro da Bela Vista, foram encontradas larvas do mosquito.
Além da retirada de amostras e do recolhimento dos objetos em que as larvas foram encontradas, foi feita também a aplicação de larvicida.
A casa possui uma piscina. O secretário Osvaldo Ozório vai localizar o proprietário do imóvel para providenciar o seu esvaziamento. Durante a vistoria da tarde desta quarta-feira, na impossibilidade de esvaziá-la de imediato, foi aplicado produto na água da piscina para inibir a deposição do ovo pela fêmea do mosquito.
No Jardim Centenário foram vistoriadas três moradias de uma mesma rua, contíguas. Em uma delas também foram encontradas larvas do Aedes aegypti. O procedimento foi semelhante ao que foi adotado na Bela Vista.
Ozório programou para esta quinta-feira a limpeza dos três imóveis do Jardim Centenário. Um deles é ocupado por moradores de rua. As condições internas são as piores possíveis, com acúmulo de todo tipo de material e forte mau cheiro.