Está tudo pronto para que, neste sábado, dia 29, as prefeituras de Mogi Guaçu, Mogi Mirim, Itapira e Estiva Gerbi realizem a ação conjunta denominada “Dia D Regional Contra a Dengue”.
A operação se concentrará em áreas de risco nas divisas entre as quatro cidades e tem caráter educativo. A finalidade é orientar a população sobre como identificar e eliminar criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor de dengue, chikungunya e zica vírus.
A ação ocorre no contexto do Plano Regional de Prevenção e Combate à Dengue, busando evitar que a epidemia registrada este ano se repita em 2016 nos municípios vizinhos.
Segundo a secretária de Saúde de Mogi Guaçu, Clara Alice Franco de Almeida Carvalho, desde o início da epidemia, que atingiu o pico em maio, um município procurou fortalecer o outro para não repetir erros.
A estratégia parte do princípio de que não adianta um município empreender medidas isoladas, que não impedem que a epidemia se alastre para o território do outro, uma vez que, obviamente, não existe fronteira para o Aedes aegypti.
Segundo Clara Alice, sabe-se que a epidemia que atingiu as quatro cidades se iniciou, em 2014, a partir da divisa entre a zona Norte de Mogi Mirim e a zona Sul de Mogi Guaçu, e, em 2015, em Itapira, propagando-se rapidamente até alcançar as demais regiões.
Neste sábado, em Mogi Guaçu, a partir das 8h, a ação conjunta ocorrerá nos bairros Parque do Estado I, Jardim Guaçu-Mirim e Parque Duas Nascentes, na divisa com Mogi Mirim, onde as duas cidades são conturbadas.
A equipe de Mogi Guaçu deverá trabalhar com 16 agentes, segundo a coordenadora do Controle de Dengue, Cristiana Monteiro Ferraz. Além das visitas domiciliares, será distribuído um folheto com orientação aos moradores, produzido especialmente para o “Dia D”.
Em outra frente, funcionários da Secretaria de Serviços Municipais realizarão a limpeza da estrada Vicinal “Antonio Joaquim de Moura Andrade”, desde o trevo de acesso ao bairro rural da Roseira até a divisa com Itapira.
Escolas públicas e particulares também foram mobilizadas, exatamente porque a campanha tem caráter educativo. A proposta é de que os estudantes vistoriem suas escolas e o entorno delas, desenvolvam a atividade também em casa e nas casas dos vizinhos de cada lado e apresentem o resultado em sala de aula.
Segundo a secretária de Educação, Célia Maria Mamede, os alunos das escolas municipais participarão da ação a partir de segunda-feira, dia 31.