A FEAG (Federação das Entidades Assistenciais Guaçuana) recebeu na manhã desta última quinta-feira, 15 de maio, trabalhadores sociais que exercem suas atribuições nas entidades assistenciais de Mogi Guaçu formado por assistentes sociais, psicólogos e pedagogos, para um delicioso café da manhã em homenagem ao Dia do Assistente Social.Com o tema “O Trabalhador Social frente a Materialidade do SUAS”, o evento contou com 28 profissionais e teve como objetivo a troca de experiências. A palestrante Assistente Social Professora Mestre Leila Maria Ramos discorreu sobre a importância da profissão, da sua vivência e da motivação em exercer o trabalho. “Este evento pode ser traduzido em uma rica oportunidade para se concretizar um espaço de afetividade e reflexão sobre a direção da Assistência Social como política pública, bem como o seu reordenamento, e sobretudo, pensar sobre a nossa postura diante das mudanças que vem ocorrendo neste âmbito. Somos profissionais da área e, nela, estamos fazendo a história da Assistência Social brasileira. As expressões da questão social são complexas e exige que tenhamos uma postura interdisciplinar de modo a compor esta história costurando as tramas e construindo um novo tecido social, onde conhecimento, amor as verdades e esperança devem ser parceiros inseparáveis”, afirma Leila.
Rogério Spechotto Marchiori, psicólogo da Casa de Acolhida e Associação Comunitária Mundo Melhor, afirma que eventos como esse ajudam a refletir sobre a caminhada a ser seguida. “Trabalho na Casa da Acolhida, com famílias em situações de vulnerabilidade. Então esse encontro serviu para nos orientar, rever alguns conceitos que a gente aplica no nosso trabalho. É sempre válido recordar algumas coisas que a gente aprendeu. Esse evento acrescenta muito nesse sentido”, explica.
Para Fabiana Regina Manara, assistente social na Associação São Pedro Pescador, eventos como esse deveria acontecer mais vezes. “Esse evento foi muito bom. A gente tem que sempre estar se reunindo, para discutir a questão da profissão. É uma oportunidade de trocar experiências, vivenciar novas situações”, define.
No final, os participantes receberam um cartão comemorativo e um vaso de flores em homenagem ao Dia do Assistente Social.
Para a presidente da FEAG, Maria Luiza Martini, o Café Social tem por objetivo discutir o dia a dia das entidades, fazendo reflexões para que os trabalhadores da assistência social possam a cada dia mais estar preparados para enfrentar as demandas da área, e poder sempre auxiliar aqueles que necessitem da área da assistência social.
…