A Faculdade Municipal “Franco Montoro”, de Mogi Guaçu, protocolou junto ao Conselho Estadual de Educação, no dia 29 de junho, o Projeto Pedagógico para implantação do Curso de Música.
O encaminhamento foi feito através do diretor da Faculdade, Márcio Antonio Ferreira.
Em 2015, a Faculdade realizou estudo nas escolas públicas sobre o interesse quanto a vários cursos, entre eles o de Música.
A consulta acabou captando número significativo de alunos que deixam a cidade para estudar em conservatórios e universidades.
Em sendo aprovado pelo CEE, o Curso de Bacharelado em Música ofertará oportunidade para muitos jovens desenvolverem suas habilidades em instrumentos musicais, cantos e metodologias de pesquisa na área, ganhando o mercado de trabalho neste campo das artes.
É previsto que o Centro Cultural, em parceria com a Faculdade “Franco Montoro”, deverá ter salas para acolher práticas de ensino. Casos das aulas de audição e aulas de apresentação, além de conservatório, como laboratórios da instituição que poderão ser utilizados também pela Emia (Escola Municipal de Iniciação Artística).
As parcerias com a Corporação Musical “Marcos Vedovello”, Banda Marcial dos Ipês e Banda Marcial “Luizinho Lanzi”, recentemente implantada, serão viabilizadas tão logo o projeto receba a aprovação do Conselho Estadual de Educação.
A iniciativa do projeto foi enaltecida pelo presidente do CEE, Francisco Jose Carbonari, a quem foi projeto.
A estrutura oferecida pela Faculdade “Franco Montoro” está adequada ao que propõe a Rsolução Nº 2, de 8 de março de 2004, do Conselho Nacional de Educação, através da Câmara Técnica de Ensino Superior.
A expectativa é de que o curso encontre grande ressonância na região, pela proximidade com cidades distantes até 60 quilômetros, o que irá permitir o retorno dos alunos às suas casas todos os dias, evitando gastos desnecessários com moradias e transporte para outras instituições mais distantes.