Na última semana ocorreu na Faculdade Municipal Professor Franco Montoro a 1ª Semana da Luta Antimanicomial da FMPFM. No dia 15/05 foi realizado no auditório da faculdade um debate com o tema “Luta Antimanicomial e Reforma Psiquiátrica: Possibilidades e Desafios” e contou com a participação dos psicólogos Maurício Barros, gestor da Clínica Fazenda Palmeiras, da cidade de Amparo e Mariana Barbosa, do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) III da cidade de Campinas.
No dia 18/05 ocorreu uma intervenção na feira municipal, com a participação de usuários e funcionários do CAPS II e AD da cidade de Mogi Guaçu. Em ambos os dias houve exposição de trabalhos produzidos por usuários do CAPS II e AD.
O evento marca o dia 18/05 em que se comemora o Dia Nacional da Luta Antimanicomial, um movimento que visa debater políticas públicas de saúde mental e políticas antimanicomiais, lutando pela humanização no tratamento de pessoas com transtorno mentais, além da valorização da diversidade.
A organização ficou por conta de um grupo de alunos do 9º e do 5º semestre do curso de psicologia e das professoras Luciana A. G. de Souza e Alexandra F. Azevedo, docentes do curso de psicologia e Andreia Q. Carniel, coordenadora do curso de psicologia.