Com as despesas que temos mensalmente, o início do ano reserva algumas contas extras como IPTU, IPVA, matrículas de cursos e a compra de material escolar para quem tem filhos. E mesmo com tantas contas à pagar, este é o melhor período para fazer seu planejamento financeiro e começar o ano com o pé direito. Observe diversas dicas para você organizar o orçamento sem complicações e ainda economizar.
A primeira dica é pagar estas despesas extras à vista, pois a maior parte dessas contas oferece um desconto relevante nesta forma de pagamento. E para evitar apertos ao longo do ano, sugerimos que o13° salário seja reservado para o pagamento dessas contas.Porém, se você não abre mão de presentear a todos, seuplanejamento deve ser ainda mais rigoroso.
Para começar o novo ano despreocupado, agora é a hora de se planejar. Mesmo que você não tenha o controle total das suas despesas, começar um planejamento financeiro é fácil, pois boa parte delas ocorre de forma regular. O primeiro passo é listar as principais despesas que costuma pagar por mês e colocar tudo na mesma planilha.
Para aquelas despesas que podem variar ao longo do ano como alimentação, lazer, viagens, etc, é preciso estabelecer um valor médio para não perder o controle. Recomendamos também separar uma reserva para possíveis imprevistos como um conserto do carro ou da casa ou até mesmo uma doença inesperada.
Faça um cronograma para agendar as principais despesas que ocorrem de forma regular ao longo do ano e aquelas que têm mês certo para acontecer. E para o planejamento fazer parte da rotina da família é importante que todos estejam envolvidos e com um mesmo objetivo.
Comece já seu planejamento financeiro e garanta um ano novo tranquilo e sem sufoco.