O plano definido pela Secretaria de Saúde para combate ao Aedes aegypti em áreas de maior incidência de casos positivos de dengue mobilizou mais de 50 funcionários municipais na manhã de sábado, dia 12, na Vila São Carlos e proximidades.
A ação coordenada com as Secretarias de Obras e Viação (SOV) e Serviços Municipais (SSM) foi desencadeada devido ao aumento de casos positivos no Município, que chegou a 53, segundo relatório semanal emitido na quinta-feira, 10.
A maioria se concentra em bairros da zona Norte, desde a região do Jardim Centenário e da Capela até o Jardim Ypê I e Jardim Ypê Pinheiro, mas foram detectados focos de larvas do mosquito também nas demais regiões da cidade.
A incidência de casos confirmados do final de janeiro até as primeiras duas semanas de abril se equipara ao pico de 2011 e levou a Secretaria de Saúde a convocar outras secretarias para a operação conjunta e colocar Mogi Guaçu em estado de alerta.
No sábado, a partir da Rua Conchal, 18 funcionários da SSM trabalharam na varrição das vias públicas e 25 agentes de saúde inspecionaram 60 casas que estavam fechadas durante quando das vistorias feitas durante a semana para busca e eliminação de possíveis criadouros.
A equipe da SOV, que conta também com funcionários da Proguaçu SA (Empresa Municipal de Desenvolvimento e Habitação), realizou a limpeza de bueiros e até capina para desobstrução do meio-fio, inclusive em trecho da Avenida Emília Marchi Martini.
Nesta segunda e terça-feira, dias 14 e 15, a Equipe de Controle de Dengue da Vigilância Epidemiológica está aplicando nebulização no Jardim Santa Cecília e imediações, e na quarta-feira repetirá a operação no Jardim Ypê I, onde foram registrados dois casos positivos.
A equipe da SAAMA vai entrar em ação na quinta-feira, dia 17, realizando a limpeza do Córrego Cantagalo nas proximidades do Jardim Murilo, conforme programado junto à Secretaria de Saúde.