A fusão da IESF (Instituição de Ensino São Francisco) com a Famoesp (Faculdade Mogiana do Estado de São Paulo), anunciada no de abril último, é o principal marco da comemoração dos 20 anos do Colégio São Francisco, fundando em 1997 pelo empresário guaçuano Marcos Antônio. A nova instituição, denominada UNIMOGI, segue o mesmo preceito da fundação do colégio e posteriormente do IESF, que é o de oferecer cursos de grande qualidade por um preço acessível a toda a população de Mogi Guaçu e Região.
A UNIMOGI é resultado da parceria firmada entre Marcos Antônio e os seus atuais sócios, Marcelo Martinelli Rodrigues e Júlio Guilherme Martinelli Rodrigues, da Famoesp. De saída, a nova instituição irá a implantar mais três novos cursos, que seguem em trâmite de aprovação junto aos órgãos estaduais e federais de educação.
Desta forma, para 2018 o estabelecimento oferecerá 16 cursos, sendo que a meta dos empresários é totalizar a oferta de 23 cursos universitários até 2020.
Outro projeto já para 2018 é o início da oferta de cursos do EAD (Ensino à Distância). A iniciativa prevê a implantação de 50 polos dentro da modalidade, envolvendo cursos de graduação e de pós-graduação. Nos setor do Ensino Fundamental e Médio, que envolve a parceria entre o São Francisco e o Colégio César Lates (COC), as duas instituições permanecerão em suas sedes atuais, mas com o objetivo de aprimorar cada vez mais a excelência do ensino para proporcionar uma boa base curricular aos seus alunos e o posterior ingresso de todos em grandes instituições de ensino superior, incluindo a UNIMOGI.
Atualmente o Colégio São Francisco/IESF está instalado em sede própria, implantada em área quatro mil metros quadrados, localizada no bairro Guaçu Parque Real, na região central de Mogi Guaçu. A instalação do colégio e seu atual crescimento é resultado da prática empreendedora e visionária do empresário Marcos Antônio, que em 1997 tinha uma escola de informática em Mogi Mirim e teve a ideia implantar alguns cursos técnicos, ao perceber que havia uma carência neste setor em toda a região.
O COMEÇO
O empresário conquistou então para a sua escola os cursos de Técnico em Enfermagem e Instrumentação Cirúrgica, juntamente com o Curso Supletivo. Em 1998, Marcos Antônio transferiu sua escola para Mogi Guaçu, em imóvel alugado, localizado à Rua Gastão Vidigal, no Centro. A mudança proporcionou a implantação de novos cursos e a consequente atração de alunos de oito cidades da região. Em 1999 foi iniciado o projeto da sede própria, o qual foi consolidado já no ano 2000.
O respeito e admiração conquistados por Marcos Antônio junto aos colaboradores do Colégio São Francisco é um dos motivos de orgulho para ele nestes 20 anos em que está à frente da instituição. “Sozinho ninguém faz nada e não chega a lugar nenhum. Por isso, o empenho de todos os colaboradores e ex-colaboradores é parte integrante do sucesso que alcançamos até aqui e do sucesso que teremos daqui para frente”, menciona.
EMOÇÃO E ORGULHO
O atual relacionamento com os pais e responsáveis pelos seus alunos emociona Marcos Antônio. Ele observa que nos dias atuais, as crianças podem ser matriculadas no maternal e seguir até a conclusão do curso superior dentro da sua instituição, o que gera uma comodidade aos pais e aumenta o laço de unidade e confiança no relacionamento deles com a escola.
Mas o que mais o deixa orgulhoso é o fato de o Colégio São Francisco ser parte integrante da história de vitórias e conquistas da grande maioria dos alunos que passaram pela instituição no decorrer destes 20 anos. “Os nossos cursos técnicos são os responsáveis pelo ingresso de diversos profissionais no mercado de trabalho, sendo que 80% dos que formamos trabalham na área”, comemora Marcos Antônio, ao mencionar que hoje são oferecidos 15 cursos técnicos em diferentes áreas. “Também temos parcerias com diversas empresas da região, o que faz com que hoje nós temos uma estrutura completa e de alta qualidade”, complementa.