Que o EUA fazem este tipo de atividade pelo mundo, não é nenhuma novidade, que eles passam dos limites também não é nenhuma novidade, alias como se julgam acima do bem e do mal e tem seus tentáculos em quase todo o planeta. Palmas para Barack Obama, apenas marionete ocupando o cargo. Por que a surpresa de tantos governantes?
Mas o que me aguçou a curiosidade, não foi o fato em si, mas a preocupação do governo do planalto, penso que é comum à espionagem, só não é assumi-la publicamente. Aqui, até o Banqueiro Daniel Dantas, gravou escutas telefônicas, grampos estes que lhe garantiram a liberação da cadeia, por que se estas viessem à tona, tinham que prender pessoas dos poderes superiores, com isto o cargo de chofer de poderes poderiam ficar vagos.
Que os EUA tem uma preocupação em relação ao Brasil também não é novidade, até eu tenho uma preocupação em relação ao Brasil desde que me entendo por gente. Preocupação Americana é natural, pelo tamanho da economia, o papel político a ser exercido na America Latina e claro que pelo alinhamento político que o governo faz: Nicolás Maduro, Evo Morales, Cristina Kirchner, Rafael Correa e os irmãos Castro; este alinhamento em si já é problema, isto é o que se pode chamar de antiamericanos na America Latina, então com certeza os americanos monitoram o Brasil e bem de perto. Certa vez ouvi um comentário que o candidato a Presidente José Serra num encontro com Marina Silva, para negociar o seu apoio no segundo turno, deixou o paletó com o telefone com receio de o encontro ser grampeado, já que podem ativar o microfone do celular.
Estou me perguntando, quais os motivos de tantas preocupações ou será exagero da imprensa, ou estarei inflando tal noticiário. Eu apenas ficaria preocupado se tivesse algo a esconder, como os casos dos cartões corporativos, ou tudo isto é mera formalidade.
Roberto Machado