Campinas recebe a 1ª Mostra Office Decor

imagem_release_142199Os principais arquitetos, designers, engenheiros e paisagistas criaram 19 ambientes para orientar de profissionais liberais a grandes empresas sobre as tendências em móveis e decoração de pequenos, médios e grandes ambientes corporativos.(fotos: Edney Ganzarolli ).

imagem_release_142206Campinas recebe a 1ª Mostra Office Decor para apresentar as principais tendências de móveis e decoração para o mercado corporativo. A Mostra reúne 25 renomados arquitetos, designers, engenheiros e paisagistas de Campinas e região que criaram 19 ambientes de escritórios nas dependências da nova loja da Tecnoflex, em Campinas (Avenida Anchieta, 510, Cambui).imagem_release_142221

A mostra estará aberta a partir do dia 05 de dezembro e poderá ser visitada de segunda a sexta-feira das 9h às 18h e, aos sábados, das 9h ao meio-dia. A entrada é franca. Informações pelos telefones (19) 3232-3966.

Organizada por Graziele da Rosa e Renan Palma Junior a 1ª Mostra Office Decor tem por objetivo mostrar as tendências em móveis e decoração de ambientes corporativos, como Home Offices, clínicas, consultórios e escritórios para pequenas, médias e grandes empresas.

A proposta é aliar as ideias de decoração com sugestões da utilização de mobiliário adequado para cada ambiente. De acordo com Graziele da Rosa, coordenadora da Mostra Office Decor, a estrutura do showroom deverá ser mantida pelo prazo de dois anos, porém com alterações na decoração e no mobiliário cada vez que o fabricante lançar novas linhas ou cores de cadeiras, mesas, armários etc.. Dessa forma, o público poderá acompanhar com frequência as novidades do mercado.

Profissionais renomados
Os 19 ambientes foram projetados por profissionais de Campinas e região: Mauro Contesini (Paisagismo da fachada); Solange Rubin (Hall de Entrada); Matheus Coelho Pinto (recepção), Letícia e Fábio Muzetti (Sala do presidente); Adriano Stancati e Daniele Guardini (Staff/operacional); Daniel Ghilardi (Sala do diretor); Daniela Cherfen (Sala de reunião do diretor); Carolina e Roberto Campidelli (Lavabo interno); Aldomar Caprini (Departamento Comercial); Regina Ramalho (Departamento Administrativo e Financeiro); Beto Tozi (Departamento de Design); Andréa Ottoni (Sala de reunião do presidente); Christie Cornélio e Diego Arasanz (Sala de Projetos); Ivanilza de Alencar (Home office); Ana Maria Coelho e Felipe Karam (Adega de vinhos); Inês Scisci Maciel (Varanda Gourmet); Camila Sarti e Guilherme Zavatto (Lavabo externo); Adriana Beluomini (Sala da diretora) e Maria Delmanto (Área de convívio) com paisagismo de Renato Páteo.

1) Paisagismo da Fachada 
Paisagista Mauro Contesini
O paisagismo, de forma minimalista, valoriza a fachada da loja e destaca as vitrines para expor as novidades aos consumidores. Para tanto, foram escolhidos os arbustos Viburnos, já que suas folhas de verde intenso e brilhantes conferem charme ao local. Vasos branco, preto e verde foram disponibilizados no espaço, reverenciando as cores da marca Tecnoflex. Neles foram plantadas espécies de buxinhos que remetem ao design arrojado e à resistência do mobiliário que predomina na mostra.

 

2) Hall de Entrada 
Designer Solange Rubin
O hall é sempre um cartão de visita e, a decoração, a forma como a designer encontra para dar as boas vindas aos visitantes. O glamour desse ambiente contemporâneo está nas cores contrastantes e dos detalhes que estimulam a visão. As informações podem ser encontradas nos divertidos desenhos do tapete feito pela própria designer; na Yuca que brota do vaso vietnamita; nos adornos dos acabamentos do papel de parede preto; e nos logotipos do fabricante dos móveis destacados em magenta no aparador em laca. As luminárias embutidas dão o toque pontual sem ofuscar o plafoon de cristal que clareia o ambiente.

 

3) Recepção 
Estudante de design Matheus Coelho Pinto
Essa recepção corporativa foge dos padrões estabelecidos e foca nos 3 R`s da sustentabilidade: reduzir, reutilizar e reciclar. Neste projeto o custo foi reduzido com a reutilização de materiais e com a reciclagem de madeira. O bege e o branco, além da madeira crua, predominam na decoração e no mobiliário. As cores claras foram escolhidas para servir como “apoio clean” à intervenção artística em cores vivas que decora a parede. Para o mobiliário da recepcionista foi eleita a mesa reta com cadeira giratória e um armário para apoio de equipamentos.

4) Sala do Presidente
Arquitetos Letícia Muzetti e Fábio Muzetti
O mix de marcenaria com mobiliário corporativo torna o ambiente amplo e sofisticado. O branco sobre o branco é valorizado na decoração para dar maior leveza e para que o espaço seja atemporal. A sala principal conta com um conjunto de mesa de vidro da linha Lex e armário com portas em laca no formato de diamantes. As cadeiras são da linha Ideas, também em branco. Completando o ambiente, uma cadeira Ghost e uma mesa redonda sarineen.

 

5) Staff operacional
Arquitetos Adriano Stancati e Daniele Guardini
Esse open office (escritório aberto), fora dos padrões atuais, conta com seis estações de trabalho integradas da linha Flat Up e com um arquivo deslizante com acabamento em couro e vidro. O ambiente interage com materiais tecnológicos e com o vermelho bem marcante para assegurar um ar contemporâneo e inovador. Os painéis de gesso na parede com as aberturas espelhadas ampliam e parecem multiplicar as estações de trabalho. O detalhe do forro inclinado, além de ser uma escultura de teto, quebra a monotonia dos escritórios tradicionais, assim como o cinza do papel de parede. O piso é elevado e, o carpete, em placa. A iluminação cênica complementa o ambiente. Para o mobiliário foram eleitas as cadeiras da linha 4U (four you – para você) em vermelho, combinando com o acrilato das estações de trabalho pretas em alto brilho da linha Flat Up. Nesse escritório, a proposta é trazer sinergia entre os usuários.

 

6) Sala do Diretor
Arquiteto Daniel Ghilardi
A proposta reúne funcionalidade, conforto e ousadia. A sala de espera e o gabinete do diretor são separados por uma divisória de vidro e madeira preta da linha Job, compondo com o tampo da mesa para provocar a sensação de continuidade, embora permaneça garantindo toda a privacidade para o executivo. As mesas são da linha Manager, com cadeiras da linha Ideas na cor preta. Já o ambiente de espera recebeu duas poltronas brancas da linha Lounge e uma mesa de apoio com luminárias pendentes sobre ela. A iluminação direcionada foi reforçada para compensar o uso de espelhos e o tom de cinza grafite escuro (Ágata da Islândia) escolhido para as paredes, que roubam a luz.

 

7) Sala de Reunião Diretor
Designer Daniela Cherfen
Acompanhando uma forte tendência no design internacional, esse ambiente ganha personalidade com as boiseries (molduras em relevo) cinzas aplicadas nas paredes brancas. A releitura do estilo foi pensada para dar uma linguagem contemporânea e menos “fria” ao ambiente. O contraste de texturas é encontrado na laca brilhante da mesa da linha Lex e nos nichos; na tinta fosca usada no ambiente; no couro que reveste parte do teto e da parede; na madeira das divisórias piso/teto da linha Job. A iluminação projetada em rasgos sob o gesso e por meio de luminárias pendentes brancas confere maior sofisticação e contemporaneidade ao ambiente. O detalhe na decoração é a utilização do couro ecológico branco pespontado que faz a composição entre as cadeiras da linha Star, teto, paredes e a base da mesa de reunião.

 

8) Lavabo interno
Arquitetos Carolina Campidelli
Uma empresa moderna reflete tendências do mundo atual, como a preocupação ambiental. Assim, mesmo no pequeno lavado, de apenas 1,60×1,23m, praticamente todos os produtos são sustentáveis. A começar pela torneira de duplo acionamento que possui fechamento automático e arejador embutido que proporcionam maior economia de água. Destaque também para o piso de porcelanato Ecowood, um produto ecologicamente correto que imita com perfeição madeiras de demolição e apresenta altíssima resistência e versatilidade. Como é utilizado pelo diretor e alguns clientes, esse ambiente precisa ser funcional, mas, também, sofisticado. Por isso, a escolha de produtos com qualidade e tecnologia sustentável e de marcas conceituadas, além de materiais de design inovador, como a Cuba Meia Lua, e o revestimento Liverpool, inspirado em um azulejo retangular utilizado no metrô de Londres no Século XIX. As cores escolhidas destacam o catálogo de móveis da Tecnoflex (verde, cinza e preto) sobre as tonalidades neutras e em contrate com os tons amadeirados dos acabamentos.

9) Departamento Comercial
Arquiteto Aldomar Caprini
O mobiliário básico usado de forma mais solta assegura o aspecto bem descontraído desse ambiente. São duas linhas de trabalho justa postas de frente uma para a outra. As mesas da linha Extend são brancas com detalhes em verde, justamente a cor que se tornou a base das paredes do ambiente. A proposta é um composeé com as cadeiras da linha 4U (four you – para você), também brancas com estofado em verde. A gota circular em verde que alonga a mesa é muito útil para rápidas reuniões. O jogo de peças de iluminação cria um novo desenho no ambiente. Sob a escada, um grande casulo remete para uma área de descanso. O desafio é vencido ao mostrar, no segmento corporativo, a possibilidade de usar os mesmos equipamentos de várias formas e para várias utilidades.

 

10) Departamento Administrativo e Financeiro
Arquiteta Regina Ramalho
Como o espaço não é muito amplo, apenas um bom planejamento poderia torná-lo funcional e confortável, atendendo a necessidade das pessoas que trabalham aqui. São duas estações de trabalho da linha Function, na cor preta com painéis em branco fixados na parede. A informalidade é provocada pelos nichos de apoio em laca amarela utilizadas para o armazenamento de pastas. As cadeiras são da linha Wind. O ambiente foi fechado com divisórias piso/teto com vidro incolor da linha Job, uma solução que delimita o espaço fechado e lhe proporciona privacidade com a sensação de maior amplitude. Para tornar o ambiente mais contemporâneo, as cores branca, amarela e preta foram as opções para descontrair o tom de cinza do carpete. Pensando na integração dos funcionários, as estações foram agrupadas, transformando-se em uma única área de trabalho. Isso possibilitou espaços mais versáteis e gerou uma circulação melhor.

 

11) Departamento de Design
Designer Beto Tozi
Trata-se de um espaço compacto para estúdios de músicas, batizado de Music Box. Ele comporta duas estações de trabalho. O curioso é que o espaço foi executado invertido, ou seja, foi instalado ao contrário: teto é chão e chão é teto. É todo em branco. O espaço tem apenas 16m² e pode ser muito bem utilizado por diversos segmentos de mercado nos quais os profissionais não precisam de grandes ambientes para desenvolver muito talentosamente os seus trabalhos. O mobiliário escolhido é o da linha Float. O armário é da linha Up e, as cadeiras, da linha VMesh. Os quadros, inclusive o que reverencia Jimi Hendrix também estão invertidos e até a luminária não pende do teto, mas parece brotar do chão.

 

12) Sala de Reunião do Presidente
Arquiteta Andréa Ottoni
Sóbria e sofisticada, esta sala de reunião comporta 10 pessoas. A mesa de reunião em madeirado Ash Pienza tem detalhes em couro preto e pés em alumínio. É um dos lançamentos da linha Diretiva, da Tecnoflex. As cadeiras são da linha Ideas. A divisória piso-teto, em vidro, ganhou uma com persiana interna. O painel em vidro foi adesivado com a imagem de uma cidade destacada com iluminação interna. As paredes receberam papel de parede marmorizado. O piso elevado é vinílico ambienta. A claridade da janela é contida por persianas pretas.

 

13) Sala de Projetos
Arquitetos Christie Cornélio e Diego Arasanz
layout é simples para garantir o conforto dos projetistas e a dinâmica de uso do local, já que esse ambiente foi pensado para a instalação de um dos mais importantes departamentos de uma empresa, que é a sala de criação. As mesas são da linha Amplify, com divisórias em acrilato verde e laranja. A estação de trabalho em ilha incentiva a circulação continua e acomoda a quantidade necessária de usuários. A ambientação conecta-se com o conceito proposto de liberdade de criação por meio da diversificação e alegria das cores e formas utilizadas nas cadeiras da linha VMesh e no imenso recorte do teto sobre a mesa. O laranja, como cor, estimula a criatividade e aquece os sentidos. Já o preto e branco nas paredes, teto e chão salientam a modernidade. As formas curvas dos desenhos do teto e parede da entrada, destacados com led, buscam uma linguagem de fluidez e continuidade, tanto como volumetria física como dos sentidos. Uma grande imagem de praia com areia e coqueirais aplicada ao fundo da área de trabalho busca conforto visual, propiciando relaxamento. Contrastes de sensações em todo o ambiente definem o conceito básico de estimulo à criatividade e produção.

 

14) Home Office
Arquiteta Ivanilza de Alencar
O ambiente, multifuncional, conjuga escritório e sala de TV com o objetivo de aproveitar o espaço e promover a convivência. Afinal, multifuncionalidade é a palavra de ordem para grande parte dos jovens que adquirem seu primeiro imóvel comercial. O espaço foi projetado para acomodar um escritório para dois usuários com seus notebooks, com uma TV e um sofá para servir como opção de lazer e estímulo à convivência. A personalização da marcenaria feita com materiais sustentáveis é, além de um diferencial, uma necessidade a ser considerada nos projetos corporativos para compor com o mobiliário de catálogo. A intenção foi quebrar a fronteira entre o mobiliário residencial e o corporativo, mostrando que o mesmo design pode servir a ambos. O despojamento está na pintura especial em concreto. A base branca dos móveis é, ao mesmo tempo, leve e imponente e serve para compor com toques de cores saturadas (uma tendência na decoração atual), como o amarelo e o azul Tiffany. O piso é vinílico com aspecto madeirado, outra tendência atual, prática e sustentável por gerar o mínimo de resíduos na aplicação. As fotos em preto e branco que decoram uma das paredes são do fotógrafo Miro Martins.

 

15) Adega de vinhos
Arquitetos Ana Maria Coelho e Felipe Karam
A marcenaria da adega para as 150 garrafas de duas importantes vinícolas brasileiras e os detalhes da pintura artesanal da parede garantem a rusticidade e o conforto necessário para esse ambiente que servirá como ponto de degustação e comercialização de vinhos produzidos na Serra Gaúcha pelas vinícolas Luiz Argenta e Valdemiz Vinhos Finos. O piso vinículo imita a madeira com perfeição. A pia é em mármore São Gabriel. Nas gavetas, todos os acessórios necessários para a degustação, como sugere o adesivo que se destaca na parede frontal.

 

16) Varanda Gourmet
Arquiteta Inês Scisci Maciel
Um antigo depósito teve a sua parede retirada para permitir a integração com o jardim e os demais ambientes, transformando-se em um espaço agradável para receber os clientes para um café, no dia-a-dia, ou para um churrasco entre os amigos e fornecedores em ocasiões especiais. Ao longo da bancada em granito preto São Gabriel estão a supermoderna churrasqueira em vidro, a pia com torneira gourmet, o cooktop, um balcão refrigerado e uma máquina de café. Todos os materiais são de fácil manutenção, como o piso em porcelanato acetinado, na cor cinza. Para dar mais aconchego ao espaço a parede recebeu o acabamento em porcelanato Full HD que imita madeira. Nas demais paredes, apenas textura no tom de cinza claro. Os armários são de marcenaria. Destaque para o balcão em laca vermelha, com vidro da mesma cor. A iluminação através de pendentes vermelhos assegura o ar de modernidade ao espaço.

17) Lavabo externo
Arquiteta Camila Sarti e Engenheiro Guilherme Zavatto
O projeto contemplou a reforma completa de um banheiro existente para servir à área reservada como espaço de lazer e convívio. Os tons de bege e marrom estão presentes nesse lavado. Com novo layout o ambiente foi ampliado, dando ao espaço uma característica longilínea. Para solucionar a irregularidade da parede do fundo foi instalado um armário para a guarda de materiais. Já o problema na profundidade do espaço foi sanado com a instalação de um biombo/anteparo para separar a área da bancada da cuba com a do vaso sanitário. Seguindo a tendência do Animal Print foram usados papéis de parede com estampas que imitam com perfeição a pele de animais, criando, assim, um lavabo aconchegante sem tirar a sua funcionalidade e personalidade.

18) Sala da diretora
Arquiteta Adriana Beluomini
Um espaço pequeno e aconchegante, porém prático. Para melhor aproveitar o espaço da pequena sala, o próprio design da mesa de trabalho foi utilizado como recursos para que a diretora tenha tudo ao alcance das mãos, de forma prática, permitindo que ela desenvolva as suas funções no dia a dia. As cadeiras são da linha 4U (four you – para você). As poltronas trazem um estilo bem clássico. O armário e a estante são de marcenaria. Para alongar a parede, três largas tiras de espelho na vertical. A escolha das cores verde e preto tornam o ambiente conceitual e moderno. Embora baseado na praticidade, o espaço tem muito requinte.

 

19) Área de convívio
Arquiteta Maria Delmanto e Paisagista Renato Páteo
Com características rústico/clean, o espaço funciona como área de descanso e encontro para o uso do wineroom (sala do vinho), com direito a mesinhas para degustação. O clima típico para saborear a bebida é garantido pelos revestimentos em cerâmicas rústicas usados tanto no piso como em algumas das paredes. Os pergolados em madeira com telas têm a dupla finalidade de aconchegar o ambiente e, ao mesmo tempo, esconder os beirais existentes. A área do pátio conta com espécies ornamentais em vasos de clusias, buxinhos, eugências e jasmim. O piso traz cascalhos de arenito e plantas pendentes fixadas num painel criam um jardim vertical com samambaias, ripsális e aspargos. Um dos pergolados é vazado para permitir a condução de uma trepadeira plantada em vaso. Percebe-se claramente a predominância de materiais rústicos e naturais. O marrom claro destaca-se pela sua relação com materiais como rolha, cortiça e tijolos, tão típicos de adegas.