A Secretaria de Saúde comunica à população de Mogi Guaçu que ninguém está autorizado a colher informações de casa em casa a pretexto de renovação do Cartão do SUS.
O alerta se deve a relatos de que uma ou mais pessoas estariam abordando moradores em suas residências e se fazendo passar por agentes de saúde para obter dados como números de RG e CPF.
A ação estaria ocorrendo na região central, mais precisamente na área de abrangência do Centro de Saúde, desde as proximidades do Supermercado Rofatto, imediações do Jardim Bela Vista e na Rua Santa Júlia.
O Centro de Saúde recebeu vários telefonemas de moradores relatando que um homem estaria abordando moradores em nome da Secretaria de Saúde.
As pessoas que telefonaram preferiram não se identificar alegando medo de represália. A denúncia mais recente, agora à tarde, dava conta de que ele teria sido visto na Rua Santa Júlia.
A Secretaria de Saúde já comunicou a Guarda Civil Municipal. A orientação é para que o morador telefone na hora para o número 153 e descreva as características da pessoa suspeita e região.
A Secretaria de Saúde não mantém agentes para renovação do Cartão do SUS ou qualquer ação similar em domicílio. Emissão ou atualização desse documento é feita exclusivamente na Central de Regulação.
Somente quando for implementar o sistema e-SUS do Ministério da Saúde é que a Secretaria Municipal de Saúde designará agentes para visitas domiciliares, mas, devidamente credenciados.
Em caso de suspeita, além do 153, os moradores podem ligar para a Secretaria de Segurança/GCM, telefone 3811-8900, ou para a Polícia Militar, fone 190.