Doze atrações nacionais e internacionais participam do festival que acontece no centro histórico da Vila, entre 15 e 18 de outubro. Hermeto Pascoal e o guitarrista Mike Stern, que tocará com o lendário baterista Dennis Chambers, estão entre as apresentações.
Hermeto Pascoal, Ithamara Koorax, Lupa Santiago e Rodrigo Ursaia Quinteto, André Mehmari Trio, Maurício Carrilho & Nailor Proveta, Leny Andrade & Trio, Nenê Trio, Quartabê, Thiago Espirito Santo “Sexto Sentido”, Felipe Blues Band, e atrações internacionais, como a Banda Hazmat Modine e o guitarrista Mike Stern em formação trio, são os nomes confirmados para a terceira edição do Ilhabela in Jazz, festival que movimentará a paradisíaca Ilhabela, no litoral norte de São Paulo, de 15 a 18 de outubro, sempre a partir das 19h.
Pelo grande palco montado no centro histórico da Vila passarão três artistas ou grupos musicais por noite, totalizando doze exibições de quinta a domingo, com entrada gratuita. A produção é assinada pela Articular, com realização da Prefeitura Municipal de Ilhabela.
Programação
As 21h, quem se apresenta é guitarrista Lupa Santiago e saxofonista Rodrigo Ursaia. Eles se unem ao pianista André Marques, ao contrabaixista Bruno Migotto e ao baterista Vitor Cabral para apresentar, em formato de quinteto, composições autorais. Ambos estudaram jazz nos EUA e dedicaram-se intensamente à música brasileira, sedimentando carreiras sólidas no campo da música instrumental tanto no Brasil como no exterior. Lupa Santiago possui uma discografia significativa, tendo gravado com grandes nomes nacionais e internacionais como os renomados saxofonistas norte-americanos Jerry Bergonzi e David Binney. Rodrigo Ursaia teve uma vivência de 12 anos em Nova York, tocando e gravando com vários artistas, e integrando os grupos de Rosa Passos e Dom Salvador, com os quais fez várias turnês internacionais.
O último show da primeira noite, às 23h, contará com a participação de Leny Andrade & Trio. Considerada uma das maiores cantoras do mundo, foi premiada, em Washington, junto com Herbie Mann e Charlie Bird, com o troféu “Voz das Américas”. Ultimamente tem viajado pelo mundo, fazendo shows e apresentando-se em festivais com os maiores nomes da música internacional. Com cerca de 20 discos gravados e dois DVDs (um com, Cesar Camargo Mariano e, outro, no Teatro Rival). Leny será acompanhada pelos seus fieis escudeiros, Fernando Merlino (piano e arranjos), Erivelton Silva (bateria) e Jamil Joanes (baixo).
16 de outubro, sexta
Maurício Carrilho e Nailor Proveta prometem um show memorável. Instrumentista, arranjador, compositor e ensaísta, Maurício Carrilho vem dedicando-se à preservação da história da música brasileira. Sua atuação como violonista (de 6 e 7 cordas) e arranjador é muito conhecida do público graças a seus inúmeros trabalhos ao lado de ícones como Elizeth Cardoso, Chico Buarque, Francis Hime, Paulo Cesar Pinheiro e tantos outros. Nailor Proveta, como é popularmente conhecido o talentoso Nailor Azevedo, está entre os melhores instrumentistas de sopro do país e é líder da genial Banda Mantiqueira, um dos principais grupos instrumentais brasileiros, formado em 1993.
Às 21h, será a vez de conferir André Mehmari Trio, na clássica formação trio de jazz, liderado por André Mehmari ao piano, Neymar Dias no contrabaixo e Sérgio Reze na bateria. O conjunto apresenta repertório de composições próprias e recriações de clássicos do jazz e da música brasileira em um show de muito lirismo e virtuosidade.
Para o show de encerramento da primeira noite do Ilhabela in Jazz, a partir das 23h, a presença do inquestionável Hermeto Pascoal. Artista que dispensa apresentação, pois é, certamente, um dos mais importantes compositores e instrumentistas do Brasil, famoso nos quatro cantos do planeta, Hermeto fará uma apresentação na versão Hermeto Pascoal & Grupo, tocando acordeão, flauta, piano, saxofone e sintetizador, entre outros instrumentos.
Dia 17 de outubro, sábado
Para abrir a noite de sábado, às 19h, o baixista Thiago Espirito Santo reúne amigos e parceiros para uma homenagem mais que especial: o conjunto da obra e, muito fortemente, o modo de tocar, sentir, expressar-se e emocionar por meio da música de Jaco Pastorius. Nesse show, Thiago apresenta-se em formação de sexteto, bem ao estilo dos discos e shows de Jaco. Jorginho Neto (trombone), Diego Garbin (trompete), JP Barbosa (sax e flauta), Amoy Ribas (percussão) e Fernando Amaro (bateria) são os acompanhantes para o baixo frenético de Thiago. Imperdível!
Às 21h será a vez de Nenê Trio subir ao palco do Ilhabela in Jazz.Donos de uma das carreiras mais inventivas e originais da música brasileira, Nene Trio resulta da combinação de excelência musical com a sintonia artística adquirida em uma longa e produtiva associação. Írio traz um senso melódico aliado a uma intensa energia criativa. Alberto, grande baixista, é o elo que une as energias dos colegas em uma unidade coerente. E Nenê, baterista, compositor e pianista de profundo conhecimento da música brasileira, um espírito criativo que reinterpreta e renova a tradição rítmica.
Primeira presença internacional no palco do Ilhabela in Jazz, Mike Stern apresenta-se como última atração da noite de sábado, às 23h, com um repertório escolhido a dedo. Considerado um dos melhores e mais badalados guitarristas de jazz do mundo, é um músico com extenso currículo e que desenvolve há quase 30 anos uma premiada e elogiada carreira solo.
A carreira de Mike Stern como guitarrista começou a ganhar força quando ele integrou a banda Blood, Sweat & Tears entre 1976 e 1978. Em 1981, a glória suprema: foi convidado a integrar a banda de Miles Davis, participando com destaque do álbum ao vivo We Want Miles (1982), tocando ao lado do mestre do jazz e também de músicos do calibre de Bill Evans (sax), Marcus Miller (baixo) e Minu Cimelu (percussão).
Uma das faixas proporcionou a Davis um prêmio Grammy por melhor performance instrumental de jazz. Seu álbum mais recente é Eclectic, gravado em parceria com o guitarrista Eric Johnson e no qual canta pela primeira vez.
O lendário baterista Dennis Chambers tocará no trio do Mike Stern. Com apenas 18 anos Dennis já integrava um dos mais importantes grupos de funk e soul do mundo, o Parliament Funkadelic. Agora, em carreira solo, tem tocado ao lado dos maiores nomes do Jazz Fusion mundial, como John Scofield, George Duke e Santana, com quem excursionou por todo o mundo
Dia 18 de outubro, domingo
Serviço:
Ilhabela In Jazz 2015
Data: de 15 a 18 de outubro
Horário: a partir das 19h
Local: Centro histórico de Ilhabela
Entrada: Gratuita
Programação
15/10 – Quinta
19h Felipe Blues Band
21h Lupa Santiago e Rodrigo Ursaia Quinteto
23h Leny Andrade & Trio
16/10 – Sexta
19h Maurício Carrilho e Nailor Proveta
21h André Mehmari Trio
23h Hermeto Pascoal e grupo
17/10 – Sábado
19h Thiago Espirito Santo “Sexto Sentido”
21h Nenê Trio
23h Mike Stern
18/10 – Domingo
19h Ithamara Koorax
21h Quartabê
23h Hazmat Modine