Não é ensinar truques para os cães. Pelo contrário, o adestramento moderno vai mais além. É uma prática que se apoia na cinotecnia, no comportamento do peludo e propõe, a partir das habilidades do próprio cão, ou de cada raça específica, apoiada no conteúdo genético, entender porque determinada atitude é desta maneira ou de tal forma.
O adestramento moderno visa não mudar o cão, mas propiciar a ele um temperamento mais equilibrado para que possa, por meio de suas inferências, agir corretamente nas diversas situações do dia-a-dia.
As técnicas aplicadas são muito variadas, mas a que eu recomento é do REFORÇO POSITIVO. O que é isto? REFORÇO POSITIVO, em suma, é premiar o cão pelos sucessos que ele obtém nas sessões de adestramento.
Todos nós, seres humanos, temos este desejo de sermos premiados ou elogiados quando obtemos sucesso nas nossas empreitadas. Por que não haveria de ser assim com os cães? O REFORÇO POSITIVO é uma ferramenta da cinotecnia.
É justa e benevolente, que ensina o cão a agir de forma natural, por meio dos seus acertos. Propicia um norte, com objetivo correto sobre os acertos em cada novo aprendizado. Mas vou ter que premiar o meu cão todas as vezes que ele acertar? É importante saber que o adestramento é, na maioria das vezes, consequência de repetições que o dono (tutor) precisa praticar ao longo do dia, em sessões de poucos minutos, mas constantemente.
.A premiação é um REFORÇO para que o aprendizado seja justo e interessante. Com a prática correta do REFORÇO POSITIVO, os cães não ficam subornados, pois os petiscos são retirados de forma adequada – embora alguns ainda necessitem do reforço para se manter atentos e concentrados. Ensinar o cão a ser calmo e submisso, mas antes de tudo companheiro, exige paciência e persistência.
NÃO ESQUEÇA: NÃO EXISTEM CÃES ADESTRADOS PERFEITOS. ATÉ OS MAIS APTOS ERRAM. Naturalmente, o peludo deseja agradar a seus tutores, e por isso nos ensina que o segredo do sucesso é a disciplina, a compreensão sobre os nossos erros, e a necessidade de vibrar a cada vitória em conjunto.
Isso se chama AMOR. Lembre-se: CÃES SABEM O QUE QUEREM. Suas inferências são sutis – e eles nos decifram além do que nós podemos decifrá-los. Assim sendo, o adestramento é um elo entre nós e os nossos amados cachorros.
BIRA MARIANO – é jornalista e adestrador profissional, com capacitação em reforço positivo. É leitor ávido de livros e revistas sobre comportamento, adestramento e cinotecnia, em especial para uma convivência saudável dos cães com sua família humana. Com sua esposa, é tutor de quatro cachorros, sendo dois mastiff ingleses e dois SRD’s lindos, todos adestrados.