O Samae (Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgotos) está fazendo uma intervenção no leito da Rua Siqueira Campos, no centro da cidade.
A obra, entre a Rua Paula Bueno e o final da Siqueira Campos, ao lado ao do terminal urbano de ônibus, se destina a elevar o emissário de esgoto existente no local.
Essa medida objetiva colocar a tubulação da via em nível com o emissário que vai permitir a eliminação da estação elevatória de esgoto do Parque dos Ingás.
O superintendente do Samae, Elias Fernandes de Carvalho, informa que a nova tubulação que será instalada na Siqueira Campos será de ferro, com 600 milímetros de diâmetro. “A antiga ainda é de manilha e de diâmetro reduzido”, diz.
Pela estimativa oficial, os serviços deverão ser executados em uma semana. Embora cause algum transtorno ao trânsito, a execução da obra não interrompe a circulação de veículos.
A execução está a cargo da Construtora Capelano, como parte do projeto de implantação de emissário entre a Praça Cândido Rondon e a elevatória atual, ao lado das plataformas do terminal.
A elevatória vai ser desativada porque, além de provocar forte mau cheiro, também causas dificuldades para a realização de sua manutenção.
A obra é financiada com recursos do Fehidro (Fundo Estadual de Recursos Hídricos), órgão do governo do estado. O projeto está orçado em R$ 868.060,64.
O emissário da Siqueira Campos recebe contribuição de esgoto de grande parte da cidade, como a Capela e Bela Vista, entre outros bairros.