Por ainda não ter alcançado a meta de cobertura de 95% das populações-alvo, as campanhas de vacinação contra a poliomielite e o sarampo, que se encerrariam na sexta-feira, dia 28, serão prorrogadas pelo menos até a primeira semana de dezembro nos postos de saúde de Mogi Guaçu.
A medida segue orientação para todos os municípios que registram índices aquém da meta estabelecida pelo Ministério da Saúde para a Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo e a primeira fase da Campanha Nacional contra a Poliomielite (paralisia infantil).
As campanhas foram deflagradas no dia 8 deste mês. De acordo com relatórios da Vigilância Epidemiológica de Mogi Guaçu, até o dia 24, segunda-feira, foram vacinadas contra o sarampo 5.595 crianças de 1 a 4 anos de idade, o que corresponde a 81% das 6.907 crianças que constituem a população-alvo da campanha contra a doença.
No mesmo período, a cobertura vacinal contra a paralisia infantil alcançou 68,58% do público-alvo. De 7.871 crianças na faixa etária de 6 meses a menos de 5 anos, 5.398 receberam a vacina Sabin.
Dois sábados, dias 8 e 22, foram considerados “Dias D” para avaliação dos resultados e no decorrer das campanhas foram reiterados os apelos para que os pais ou responsáveis pelas crianças as levassem a um dos postos de vacinação.
A vacinação contra pólio e sarampo se estenderá por, no mínimo, mais uma semana e não está descartada a possibilidade de ser prorrogada novamente até que se atinja a meta, mas apenas de segunda a sexta-feira e não mais aos sábados. As vacinas serão aplicadas durante o horário de funcionamento dos postos de saúde.
POSTOS DE VACINAÇÃO
Centro de Saúde II
UBS Zona Sul
UBS Guaçu Mirim
USF Herminio Bueno
UBS Centro Oeste
USF Centenário
UBS Zona Norte
UBS Zaniboni I
UBS Ypê II
UBS Ypê Pinheiro
UBS Martinho Prado Júnior
USF Santa Terezinha
USF Zaniboni II
USF Fantinato
USF Chácara Alvorada
USF Santa Cecília
USF Suécia