O Centro de Controle de Zoonoses de Mogi Guaçu imunizou 1.647 animais em bairros da zona Sul, no sábado, dia 4, primeiro dia da vacinação antirrábica, que este ano volta a ser feita em domicílio.
Foram vacinados 1.376 cães (735 fêmeas) e 271 gatos (139 fêmeas) no Jardim Santa Madalena, Jardim Damasco, Parque dos Eucaliptos I e II, Jardim Itaramaty e Jardim Bandeirantes.
As equipes trabalharam das 7h30 às 17h e devem retornar nesta terça-feira, dia 7, a algumas ruas do Jardim Bandeirantes e alguns condomínios da zona Sul para concluir o serviço onde não foi possível no sábado.
No primeiro dia da vacinação de casa em casa não foi registrado nenhum incidente, mas os vacinadores tiveram de lidar com animais agressivos e em vários endereços os moradores sequer atenderam às equipes.
A coordenadora do Centro de Controle de Zoonoses, Silva Munhoz Bueno, acredita que a população de cães e gatos de Mogi Guaçu pode ser muito mais que 35 mil animais, como estimado inicialmente.
Isto porque, logo nas primeiras casas visitadas no sábado, as equipes depararam com residências com muitos caninos e felinos.
Em um endereço, por exemplo, o morador, que não se encontrava no local ou não quis atender à equipe, cria quatro cães e oito gatos. Em outro, o dono, que estava ausente, mantém cinco cães.
A própria coordenadora aplicou a vacina em 15 gatos na mesma casa no Jardim Itamaraty.
Segundo Silvana, a campanha deve cobrir mais de 40 mil domicílios e servirá para atualização do censo da população de cães e gatos, que tende a ser bem mais numerosa do que se esperava.
A vacinação contra a hidrofobia de cães e gatos se estende até o dia 20 de dezembro, sempre aos sábados, das 7h30 às 17h, com reforço durante a semana, se necessário.