A atleta Mirlene Picin conquistou duas medalhas para o país em um esporte desconhecido por aqui: O Biathlon de Inverno. Modalidade de origem militar dos países escandinavos, onde seus exércitos moviam as tropas através do ski, o esporte reúne a combinação inusitada de duas atividades distintas, o ski cross country (de alta demanda física similar aos corredores de maratonas) e o tiro com rifle “.22” (disciplina que exige concentração, habilidade e coordenação motora fina).
Presente desde as primeiras edições de jogos olímpicos de inverno para homens e apenas a partir de 1992 para mulheres, essa modalidade hoje é sensação na Europa.
A brasileira foi medalha de bronze na prova “Individual” 15km de ski com quatro paradas de tiro e medalha de prata na prova de “Sprint” 7,5km com duas paradas de tiro.
Em sua 15ª edição, o Campeonato Sulamericano da modalidade aconteceu no Chile, em Portillo, a 2890m de altitude. Com fortes raízes militares, Mirlene Picin foi a única competidora civil, as demais atletas são todas militares dos exércitos de seus respectivos países. As provas aconteceram entre os dias 8 e 10 de agosto.