William Braido: um atleta que pode valer ouro

william braido (3)

Em 2016, quando acontecerão os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, a cidade de Mogi Guaçu estará representada no evento pelo atleta do arremesso de peso, William Braido. O jovem é o orgulho da família, principalmente dos pais, Waldir e Sílvia, que já fazem planos para ver o filhão no Rio.William Braido (11)Com apenas 22 anos, o jovem atleta já é o segundo do ranking nacional e ainda tem mais dois anos para aprimorar sua técnica. Como o Brasil será sede dos jogos Olímpicos, terá direito a dois atletas nessa modalidade. “Basta eu me manter entre os dois primeiros do ranking que estarei no Rio”, acrescentou.

Desde 2012, William é membro permanente da seleção brasileira de atletismo, treinando no CT de São Caetano do Sul (SP), sob a supervisão do experiente treinador cubano Justo Navarro, medalhista olímpico e ex-recordista mundial do arremesso de peso. Apesar da pouca idade, William já é tricampeão brasileiro juvenil, conquistou duas medalhas de prata em Sul-Americanos (Juvenil) e foi vice-campeão adulto em sua primeira temporada na nova categoria.

Também terminou em 4º lugar no último Sul-Americano, competindo com atletas com quase o dobro do tamanho dele e bem mais experientes. Entre eles, o recordista sul-americano, o argentino German Lauro. “Meu objetivo agora é treinar forte para chegar às Olimpíadas do Rio com chances de medalha”, planeja o jovem atleta.

DEDICAÇÃO

Para isso, William recebe uma bolsa do Governo Federal de R$ 900, mais o “paitrocínio”. Ele admite que sem o apoio dos pais seria difícil aguentar a barra dos treinamentos. O esforço de William pode ser medido por sua rotina de preparação. Treinos em dois períodos e sem feriados, dias santos e nem mesmo carnaval.

“Treino todo o santo dia. Tenho apenas uma folga por semana e já fiquei cinco meses sem voltar para casa”, revela. Todo esse sacrifício tem a compreensão dos pais. “Se Deus quiser, vamos ver nosso filho medalhar nas Olimpíadas”, sonham Waldir e Sílvia. Paralelamente ao atletismo, William ainda encontra tempo para cursar a faculdade de educação física.

É que quando deixar as competições, ele pretende se dedicar a carreira de treinador de atletas de alto rendimento, como ele próprio. Antes do Rio, William deve participar dos 17º Jogos Pan-Americanos de Toronto (Canadá), em 2015. Em tempo: William arremessa o peso de 7.260 gramas a 18,85 metros. Uma pessoa comum, não atingiria a marca dos 4 ou 5 metros.