Sem custo para o Município, Mogi Guaçu recebeu neste domingo, dia 11, mais um etapa do Circuito Sesc de Artes. A parceria entre a Prefeitura, através da Secretaria de Cultura, e o Serviço Social do Comércio disponibilizou gratuitamente à população uma programação eclética, que culminou com um show musical de altíssimo nível da baiana Mariene de Castro.
Todos os eventos foram realizados na Praça “Angelina Mariotoni”, que faz parte da área de lazer do Parque Cidade Nova, o Campo da Brahma, entre as pistas da Avenida Júlio Xavier. A programação que começou às 16h e terminou pouco depois das 21h atraiu centenas de pessoas ao longo de quase seis horas de atrações.
O Circuito Sesc de Artes de 2014 trouxe para Mogi Guaçu a paulistana Laura Guimarães e seu projeto “Microrroteiros da Cidade”, em que a artista colheu histórias em um gravador para escrever como microrroteiros em um painel e o público também pode participar escrevendo histórias em painéis em branco.
O gaúcho Rudinei Morales apresentou seu “Teatro da Caixa”, interpretando um contador de histórias que viaja em busca da verdade sobre tudo que narra, enquanto leva o público a assistir “Os Músicos de Bremen”, baseado no clássico da literatura infantil que conta a história de animais que vão para a cidade em busca de liberdade.
Bailarinos do grupo Atelier de Coreografia, do Rio de Janeiro, se alternaram em solos e duos em coreografias para estimular a circulação do público por diferentes espaços, enquanto Tom Lisboa, do Paraná, explorou técnicas artísticas com estêncil para reciclar folhas secas em “Intervenção de Outono”.
O público vibrou com a performance do grupo Trixmix, de São Paulo, e suas estripulias circenses de musicais cômicos, sátiras, dublagens, dança e poesia no espetáculo “Trixmix Cabaré”. Nele, artistas se revezaram em números de dança de rua, acrobacias, mágica e bonecos.
Mas o grande momento desta edição do Circuito Sesc de Artes foi o show de Mariene de Castro, que conquistou a plateia com seu carisma e fez a maior parte do público dançar ao som de músicas de seu próprio repertório e de nomes consagrados, como Clara Nunes, em que a artista baiana se inspira, Gilberto Gil e Dorival Caymmi, entre outros, com muito samba, xote e forró.