Eleições na APEOESP

IMG_0076

Os cerca de 185 mil professores filiados a APEOESP foram  às urnas ontem dia 6 de maio para eleger os membros da Diretoria Estadual Colegiada e dos conselhos Estadual e Regional de Representantes (CER/CRR). A eleição aconteceu  das 8 às 21 horas nas 93 subsedes da Capital, Grande São Paulo e Interior,também votaram através de   urnas volantes.

Para a eleição da Diretoria inscreveram-se quatro chapas. A Chapa 1 – Unidade pra valer – orgulho de ser professor(a) é liderada pela atual presidenta da entidade, a professora Maria Izabel Azevedo Noronha (Bebel); a Chapa 2 -Bloco de Oposição – Educação, movimento e luta, tem como candidata a professora Ozani Martiniano; a 3, Educadores em Luta – Oposição de Verdade, é liderada por Antonio Carlos; a 4, Oposição Alternativa, tem como cabeça de chapa João Zafalão.

IMG_0074

A Diretoria Estadual Colegiada é composta pelo critério da proporcionalidade, de acordo com os votos obtidos pelas chapas na eleição, atendendo as seguintes condições: 20% dos votos, no mínimo, quando houver duas chapas concorrendo ao pleito; 10%, no mínimo, quando houver mais de duas chapas disputando as eleições. Os candidatos aos Conselhos Estadual e Regionais disputam suas vagas individualmente.

Quem pode votar e ser votado

vandeDe acordo com o Estatuto da APEOESP, podem votar para a Diretoria Colegiada os professores que sejam associados à entidade há um mês antes da data da eleição – ou seja, no dia 6 de abril.

Para votar para os Conselhos Estadual e Regional o sócio efetivo deve estar em dia com as contribuições; podem votar somente para o Conselho de Representantes o professor que se filiar no dia da eleição.

Para ser candidato tanto à Diretoria quanto aos Conselhos Estadual e Regional de Representantes, o professor tem de estar vinculado à rede ou estar aposentado e ter no mínimo seis meses de associação.