No último domingo dia 16 de fevereiro, Mirlene Picin sagrou-se campeã da corrida de montanha de 21km na cidade de Itajubá (MG).
Este foi o evento inaugural de corrida de montanha que utilizou o mesmo percurso de uma conhecida trilha da região chamada Travessia da Serra Aguda.
A largada foi realizada ao pé da serra na cidade de Itajubá, a 750m do nível do mar e o ponto mais alto atingido pelos corredores foi topo da Pedra Aguda, uma laje de pedra a 1.650m de altitude, que levava a descida do outro lado, fazendo o contorno e retornando ao ponto de largada.
Cerca de 150 corredores do Estado de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro, completaram o desafio nas duas modalidades de distâncias, a soul 12km e a spirit 21km.
Mirlene cruzou a linha de chegada com o tempo de 2 horas e 51 minutos. Ela afirma que essa foi a prova mais dura de montanha que já realizou. Os primeiros 8km foram extremamente exigentes, praticamente só de subidas, e a descida da laje logo em seguida realizada em uma trilha muito técnica onde era impossível imprimir velocidade. As chuvas que caíram na região dificultaram ainda mais. Tanto a chegada a laje de pedra na subida e a saída do lado oposto na descida tiveram que ser transpostas pelos atletas com o uso de técnicas verticais com o acesso por cordas e escadas instaladas pela organização da prova.
A mogimiriana abriu uma vantagem de 1 hora e 6 minutos em relação a segunda colocada e foi a décima terceira a cruzar a linha de chegada entre os homens (44 homens concluíram o percurso).
A próxima competição da atleta será a Meia Maratona Internacional de São Paulo no dia 23 de fevereiro.