O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e os vestibulares são importantes momentos no processo de ingresso à universidade, e o sucesso dos candidatos e candidatas depende de muito estudo e preparação. A redação é uma das etapas mais significativas dessas provas, por isso, estar preparado para a argumentação – especialmente sobre os principais assuntos da atualidade – é essencial para garantir um bom resultado. Para ajudar futuro(a)s universitário(a)s a se prepararem, a plataforma Videocamp disponibiliza, gratuitamente, a playlist de filmes “Para se preparar para as redações dos vestibulares“.
A seleção reúne 20 conteúdos audiovisuais que trazem, em suas narrativas, temas contemporâneos que podem ajudar tanto nos argumentos da dissertação, quanto em questões de conhecimento multidisciplinar. Oficialmente, sabe-se pouco sobre o processo para a escolha do tema da redação, mas é possível afirmar que as bancas avaliadoras têm cobrado dos estudantes conhecimentos sobre temas relevantes à sociedade brasileira. Por isso, o Videocamp selecionou conteúdos que promovem reflexões sobre temas como meio ambiente, mobilidade urbana, política, questões sociais e de gênero.
“Nas últimas edições dos vestibulares e Enem, os temas da redação focaram em questões sociais, educacionais e inclusivas, e sabemos que essas produções audiovisuais ajudam na preparação dos candidatos. Ainda restam alguns meses para o exame, e por isso os estudantes têm tempo para se preparar. Dessa forma, convidamos os estudantes a se reunirem para assistir aos filmes, em casa ou no cursinho. Essa atividade é uma oportunidade potente de exercitar a capacidade de dissertação, além de ser uma opção diferente para refletir, esclarecer e tirar dúvidas conjuntamente”, considera Josi Campos, coordenadora do Videocamp.
Confira, abaixo, o resumo de alguns filmes disponíveis na playlist. A seleção completa e gratuita está disponível aqui.
– Hoax: Três amigos que moram num bairro de periferia fazem um vídeo simulando o assassinato de um deles para impressionar os amigos. O vídeo acaba caindo na internet e é visto por toda a cidade. Acreditando que seja verdade, as pessoas exigem alguma providência das autoridades.
– O Elo Perdido – O Brasil que Pedala: Da pequena Afuá – PA às megalópoles São Paulo e Rio de Janeiro, a bicicleta é a escolha de milhares de brasileiros, e “Elo Perdido” investiga os fatores que constroem a resiliência do ciclista brasileiro ao adotar um meio de transporte sustentável nas cidades.
– Carne, Osso: Os frigoríficos brasileiros ganham mercado em todo o mundo. Mas na esteira desse sucesso estão histórias pouco conhecidas de trabalhadores afastados por jornadas intensas, penosas e repetitivas.
– Água Mole Pedra Dura: Com as populações em ascensão, as gerações presentes e futuras buscarão soluções de como lidar com as crises da água nas grandes cidades.
– Coratio – 30 anos de Brasil Nunca Mais: Trata dos 30 anos do lançamento do livro “Brasil Nunca Mais”, um marco na luta pelos direitos humanos no Brasil. A ideia da publicação era tentar garantir que a tortura e o desrespeito aos direitos humanos praticados por agentes do Estado não acontecessem mais.
– Dia Do Progresso: Em meio a uma das piores crises do Brasil, com o maior índice de desemprego da história do país, o filme fala sobre relações humanas.
– #MeninaPodeTudo – Machismo e Violência Contra a Mulher na Juventude: Os casos de feminicídios e expressões machistas têm crescido exponencialmente nos últimos ano. Por isso, a escola de jornalismo independente “É nois”, em parceria com os institutos Vladimir Herzog e Patrícia Galvão, desenvolveram um documentário com dados obtidos em pesquisas pela internet e depoimentos de jovens de São Paulo, Rio de Janeiro, Belém, Salvador e Porto Alegre.
– Vestidas de Noiva: Um Documentário Sobre o Casamento Homoafetivo no Brasil: Celebra as conquistas já alcançadas e aponta o que ainda precisa ser feito para garantir direitos iguais às famílias LGBTQI+.
Sobre o Videocamp
O Videocamp é uma plataforma online e gratuita que possibilita que produções audiovisuais em busca de impacto e transformação alcancem o maior número possível de pessoas. Por meio de exibições públicas, que podem ser realizadas por qualquer pessoa em qualquer lugar do mundo, o Videocamp democratiza o acesso à cultura e à informação. Para os realizadores, a plataforma potencializa a formação de público e atua como ferramenta de promoção dentro da estratégia de lançamento do filme.